Banca de DEFESA: FLÁVIA GIGLIANNE FREITAS LIMA

DISCENTE: FLÁVIA GIGLIANNE FREITAS LIMA
DATA: 18/06/2019
LOCAL: Sala 22 da PROPPG

PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO ACERCA DE COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL VEM SENDO TRABALHADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO

Percepção ambiental; Valores ambientais; Atitudes ambientais; Comportamento ambiental.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A Educação Ambiental tem o propósito de promover mudanças nos valores, atitudes, hábitos e comportamentos dos cidadãos através do equilíbrio entre o homem e o meio ambiente. Seguindo esse viés as Instituições de Ensino Superior estão cada vez mais preocupadas e engajadas em incorporar esta formação em suas atividades acadêmicas. Incorporando modelos de ensino e aprendizagem cada vez mais voltados para solução dos problemas ambientais, as instituições estão reorganizando suas atividades de educação, pesquisa e extensão em direção à sustentabilidade. Portanto, é interessante avaliar se essa temática vem sendo trabalhada nas instituições, se é perceptível por parte dos discentes e examinar as suas relações na construção de valores, atitudes e comportamentos ambientalmente responsáveis. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é examinar as relações existentes entre a percepção da inserção da Educação Ambiental e as atitudes, valores e comportamentos ambientalmente responsáveis dos alunos dos cursos de graduação da UFERSA. Por meio da replicação do estudo de Silva (2014), em que se realizou a pesquisa de campo, os dados foram obtidos através de questionários eletrônicos que foram enviados por meio do SIGAA (Sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas). Os dados obtidos foram comparados com os resultados de Silva (2014).A importância deste estudo encontra-se no princípio de que os discentes são parte fundamental na percepção, e participação das práticas sustentáveis implantadas nas Universidades, e a tendência é que no futuro se tornem agentes promotores da inserção de boas práticas ambientais na sociedade. A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva e análise fatorial exploratória. Na análise descritivas dos resultados obtidos, em que o primeiro construcuto analisado foi o comportamento ecológico, apresentou duas dimenções positivas: a economia de água e energia e limpeza urbana. No segundo constructo dos valores ecológicos, as três dimensões biosférico, altruístico e egoísta foram estatisticamente positivas. Na constructo das atitudes ecológicas, a dimensão atitudes antropocêntricas foi a mais significativa entre todas. A análise descritiva da escala de percepção da inserção da Educação Ambiental mostra que os alunos percebem as medidas implementadas no campus. Na análise fatorial exploratória a Educação Ambiental teve uma correlação estatisticamente significativa com constructo comportamento ecológico, as dimensões economia de água e energia, limpeza urbana e ativismo-consumo foram as que apresentaram uma correlação mais forte. No constructo dos valores as três dimensões biosférico, altruístico e egoísta se correlacionaram significativamente com todas as dimensões de percepção da Educação Ambiental e no constructo das atitudes as dimensões antropocêntrico e acocêntrico apresentaram correlação significativa. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, podem-se definir estratégias de Educação Ambiental para melhorar/aperfeiçoar o campi universitário, a grade curricular dos cursos e projetos de pesquisa e extensão.

Presidente - 1504300 - LILIAN CAPORLINGUA GIESTA CABRAL
Interno - 2778720 - VITOR DE OLIVEIRA LUNARDI