Banca de DEFESA: ANA PAULA DE SOUSA ENEAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA DE SOUSA ENEAS
DATA: 29/02/2016
HORA: 13:00
LOCAL: Laboratório de Engenharia de Softwares
TÍTULO:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino superior; coordenadores; professores; projetos pedagógicos dos cursos; legislação.


PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A questão ambiental nas organizações modernas ocupa hoje grande parcela dos esforços dos administradores, exigindo um novo perfil do profissional que consiga articular e organizar uma estrutura organizacional que relacione todos os setores das organizações rumo à responsabilidade social e ambiental. Portanto, formar administradores comprometidos com a questão ambiental e atuantes nas organizações constitui-se como um desafio para as Instituições de Ensino Superior (IES), sendo fundamental que os alunos dos cursos de Administração tenham em seus currículos disciplinas voltadas para a questão ambiental, visto que tais questões são de extrema importância nos círculos acadêmicos. Por isso, o objetivo desse trabalho foi o de analisar como a temática ambiental é trabalhada em cursos de Administração em Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Norte, visto que a educação ambiental, através de seus aportes teóricos, abre um estimulante espaço para um repensar de práticas sociais e do papel dos educadores. Para isso, foi realizado um estudo multi-casos, de caráter descritivo, e como procedimentos de coletas de dados foram realizados a pesquisa documental, através da análise dos PPCs dos cursos e a entrevista com os coordenadores dos cursos e com professores. Foram pesquisados 22 cursos de administração do estado do RN, sendo o total de 22 coordenadores entrevistados, e cada coordenador indicava um professor do curso de administração para participar da entrevista, tendo um número de 22 professores. Além das entrevistas, foram analisados os PPCs dos cursos, no entanto foram disponibilizados apenas 9 documentos. Os resultados da pesquisa apontam que, apesar da existência de iniciativas que abordam as questões ambientais nos cursos pesquisados, percebe-se que elas ocorrem de forma isolada e limitada a professores que tem maior aproximação ou envolvimento com a temática, não sendo realizada de modo interdisciplinar e transversal em todas as disciplinas e atividades dos cursos, como preconiza a legislação de educação ambiental. Para isso, recomenda-se que haja uma construção coletiva em torno do tema pelos cursos de administração com as suas devidas IES e todos os envolvidos, sendo eles colaboradores, professores e discentes, para que não se tenha o risco de descontinuidade das ações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1504300 - LILIAN CAPORLINGUA GIESTA
Externo à Instituição - LUIS FELIPE MACHADO DO NASCIMENTO - UFRGS
Externo ao Programa - 1478100 - YAKARA VASCONCELOS PEREIRA LEITE
Notícia cadastrada em: 29/02/2016 11:03
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