Banca de DEFESA: MARIA DE LOURDES FERNANDES DE MEDEIROS

DISCENTE: MARIA DE LOURDES FERNANDES DE MEDEIROS
DATA: 25/02/2016
LOCAL: Sala de aula 19 do prédio da PROPPG

AMBIENTE, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO: REPRESENTAÇÕES PARA OS SUJEITOS DA ESCOLA DO CAMPO NA MAISA

percurso formativo, ação pedagógica, professores, interdisciplinaridade, integração, estudantes.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A pesquisa tem como objeto de estudo o currículo e efetivação do mesmo a partir do desenvolvimento das práticas pedagógicas dos professores de uma escola do campo, e como viés do currículo as temáticas: ambiente, tecnologia e sociedade. Como problemática principal dessa pesquisa, trazemos a questão: como o currículo dar conta das questões ambientais, tecnológicas e sociais, a partir da ação dos professores. Para compreender essas relações fizemos um recorte no ensino médio, e por isso foram definidos os seguintes objetivos: comparar a partir das relações dos professores com as diretrizes operacionais da educação do campo, elementos que se constituem como especificidade das escolas do campo, do ponto de vista destes sujeitos sobre a apropriação das questões ambientais, tecnológicas, sociais e culturais; identificar como se materializa as relações do currículo com o ambiente, tecnologia e sociedade; verificar as representações atribuídas ao currículo escolar pelos professores; analisar as narrativas dos professores sobre o desenvolvimento de sua ação pedagógica, desafios e possibilidades do currículo na prática. O método para desenvolver esse estudo foi a pesquisa qualitativa e a estratégia metodológica da pesquisa-ação, tendo como referência: martins e theóphilo (2009), vilella (2009), vergara (2005); godoy (2005) e lima (2005). E serres (2013) este último, ajuda-nos a lançar um olhar comparativo à pesquisa. Selecionamos este tipo de investigação por estar associada a diversas formas de ação coletiva, assim, usamos os encontros do pacto do ensino médio e as reuniões pedagógicas e administrativas da escola ao qual denominamos de “percurso formativo”, além disso, utilizarmos os diálogos dos professores, que foram gravados e filmados, observamos as salas de aulas, ouvimos os estudantes, analisamos os documentos oficiais da escola e realizamos uma entrevista aberta com a diretora e a coordenadora pedagógica da escola. Buscamos conhece as concepções e estratégias metodologias utilizadas pelos professores para viabilizar os seus projetos sobre o tema. Para realizar essa tarefa, dialogamos com autores do campo do currículo, em especial sacristán (2000) e arroyo (2006) por trazerem uma concepção de currículo dinâmico e em constante movimento. Utilizando o percurso formativo como fonte de estudo, para pudermos construir um olhar aprofundado acerca das ações realizadas no âmbito da escola, notadamente em 2015, produzindo uma análise acerca das representações que os professores e equipe pedagógica têm sobre o currículo e sua relação com a prática pedagógica, na interseção deste com a disciplinaridade e a interdisciplinaridade. Foram vários aspectos discutidos e nuances diversas, mas, um dos resultados principais é de que a escola possui um histórico de atividades desenvolvidas extra sala de aula, nestes momentos ela se destaca, e neste contexto os professores conseguem envolver os estudantes de forma ativa, participativa e colaborativa, nessas atividades o currículo consegue intercruzar com os temas ambiente, tecnologia e sociedade, e as representações que a escola tem de currículo é de um currículo formal, hierárquico, no entanto, quando traz essa ação curricular para a prática pedagógica e/ou ação didática, outros movimentos são construídos.

Interno - 1674543 - ELISABETE STRADIOTTO SIQUEIRA
Presidente - 1806454 - VALDEMAR SIQUEIRA FILHO