Banca de DEFESA: DÉBORA NAIR JALES RODRIGUES

DISCENTE: DÉBORA NAIR JALES RODRIGUES
DATA: 26/02/2015
LOCAL: Prédio da PROPPG

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO SOBRE FORMAS DE TRANSMISSÃO E MEDIDAS PREVENTIVAS DA TOXOPLASMOSE EM MOSSORÓ-RN

Toxoplasma gondii, formas de contágio, medidas de prevenção.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A toxoplasmose é uma infecção cosmopolita, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, atingindo altos índices de infecção no Brasil e no mundo. As formas infectantes do parasita (taquezoítos, bradizoítos e oocistos) permitem que o ser humano e as outras espécies de animais se infectem de várias formas como, pela forma transplacentária (congênita, de mãe para filho); manuseio de fezes de felinos; manuseio de solo (areia); ingestão de carne crua ou mal passada, entre outras formas. No entanto, a infecção pelo Toxoplasma gondii pode ser atenuada com a realização de medidas preventivas, tais medidas, estão diretamente relacionada a hábitos comportamentais e higiênicos da população. Dessa forma, partindo do pré-suposto que o conhecimento sobre as formas de transmissão e medidas preventivas da toxoplasmose seria precursor para inibir o aumento da infecção, a pesquisa teve como objetivo avaliar o conhecimento da população sobre as formas de transmissão e medidas preventivas da toxoplasmose em Mossoró – RN. Então, foi realizado um estudo de campo no município, e seguiu por visitas as Unidades Básicas de Saúde em seis bairros, com uma população de 384 mulheres na faixa etária classificada como reprodutiva (18 a 49 anos). As mesmas foram submetidas a um questionário contendo 40 questões, as quais versavam sobre o conhecimento das formas de transmissão e medidas preventivas da toxoplasmose. Os dados obtidos nos questionários foram submetidos à análise estatística com auxílio do Programa R, e utilização do teste não paramétricos Exato de Fisher para comparar o conhecimento das mulheres sobre as formas de transmissão e sua escolaridade. Constatou-se que a maioria das mulheres desconhecem as quatro principais formas de transmissão da toxoplasmose, esse desconhecimento, teve relação estatística com a escolaridade das entrevistadas. Já no que se refere às medidas preventivas, a maioria da população pratica, mesmo sem ter conhecimento sobre as formas de transmissão. Concluiu-se que o fato das mulheres praticarem as medidas preventivas, mesmo desconhecendo as formas de transmissão, pode está relacionado aos hábitos de vida e costume da população.  Observou-se também, que a maioria das mulheres pesquisadas não conhecem o teste de IgG para toxoplasmose, somando-se ainda, o fato de não terem realizado o exame ou não saberem responder se em algum momento já teriam o realizado.

Externo à Instituição - JOSÉ JÚLIO COSTA SIDRIM - UFC
Externo à Instituição - MARCOS FÁBIO GADELHA ROCHA - UECE