PPPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE CRISTINE ALVES SOARES NOBRE

DISCENTE: ELAINE CRISTINE ALVES SOARES NOBRE
DATA: 14/03/2019
LOCAL: PROPPG - UFERSA

ANÁLISE SENSORIAL DE CARNE BOVINA COM COBERTURA DE QUITOSANA E EXTRATOS NATURAIS

Aditivos alimentares, filmes comestíveis, segurança alimentar.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia

A carne é um alimento que possui atributos nutricionais importantes para a dieta do consumidor, suas propriedades organolépticas são favoráveis para o desenvolvimento de microrganimos deteriorantes. Com o crescimento da população a necessidade de se produzir mais alimentos aumenta a cada dia, aliado a isso há uma necessidade por alimentos com maior durabilidade, na indústria existem várias formas de conservar os alimentos e uma delas é o uso de embalagens adicionadas de aditivo alimentar. Na atualidade o uso desses aditivos é visto com precaução, uma vez que, a maioria dos aditivos encontrados no mercado, são de origem sintética e estudos apontam problemas relacionados a saúde associados ao uso em excesso e em longo prazo dessas substâncias. Com a mudança no perfil do consumidor que busca cada vez mais alimentos sem a utilização desses aditivos, é importante o desenvolvimento de aditivos naturais que possam proporcionar a mesma qualidade e segurança na conservação desses alimentos. O estudo de substâncias naturais para fins de conservação de alimentos está cada vez mais avançado. O trabalho foi desenvolvido na Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN. Foram realizados 5 tratamentos, onde o T0 corresponde ao tratamento controle, T1: cobertura a base de quitosana, T2: cobertura de quitosana + o extrato de cebola a 6%, T3: cobertura de quitosana + extrato de alecrim a 8 %. e T4: cobertura de quitosana + extrato de urucum a 8%. A concentração dos extratos foi determinada com base em análises físicas e microbiológicas feitas em trabalhos anteriores. Para o teste sensorial foi utilizado carne bovina, adquirida no comercio local, tanto para comparar no teste de aceitação do produto, como no teste de intenção de compra. A análise sensorial foi realizada no Laboratório de Análises Instrumentais e Sensoriais (LANIS) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, utilizando porções dos músculos Longissimus dorsi da carne bovina vendida no comércio local. As amostras foram avaliadas por um painel de 68 degustadores não treinados, visando atingir o consumidor comum. Em análise dos resultados da análise sensorial da carne bovina com cobertura de quitosana + extratos naturais, não houve diferença estatística entre os tratamentos, no entanto, o T4 que corresponde a cobertura de quitosana + extrato de urucum apresentou maior média em todos os atributos. Já o T3 que corresponde ao tratamento com cobertura de quitosa + extrato de alecrim, foi que apresentou as menores médias. Para os resultados de intenção de compras não houve diferença estatística entre os tratamentos, no entanto, o T0 que corresponde ao tratamento controle foi o que apresentou maior média entre os tratamentos. A utilização da cobertura de quitosana + extratos naturais não apresentou influência nas características sensoriais do produto, podendo ser utilizada na carne bovina em quantidades controladas.

Externo ao Programa - 2358560 - MARIA ROCIENE ABRANTES
Presidente - 2453461 - PATRICIA DE OLIVEIRA LIMA