PPPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: PEDRO LUCAS DE OLIVEIRA CAMARA

DISCENTE: PEDRO LUCAS DE OLIVEIRA CAMARA
DATA: 25/02/2019
LOCAL: PROPPG - UFERSA

VIABILIDADE ECONÔMICA E DIGESTIBILIDADE DE CATETOS (Pecari tajacuALIMENTADOS COM DOSES CRESCENTES DE UREIA

Alternativa proteica; animais silvestres; cativeiro; pecari tajacu; ureia.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia

Os Pecari tajacu possuem uma fisiologia digestiva de caracterização fermentativa, o que possibilita a utilização de carboidratos não solúveis e compostos nitrogenados na sua alimentação, e apresentam uma necessidade proteica de 12 a 14% para crescimento e terminação, respectivamente. Dentro desse contexto objetivou-se avaliar fontes alternativas de proteína fornecida em forma de ureia na dieta de catetos. O experimento foi realizado na Universidade Federal do Rural do Semi-Árido, no criadouro científico Centro de Multiplicação de Animais Silvestres. Foram utilizados vinte animais adultos do sexo masculino submetidos a uma dieta isoproteica a 15%, à base de milho moído, farelo de soja, farelo de trigo e suplemento mineral, variando-se os níveis de ureia na sua composição (0%, 1%, 2% e 2,5%). O período experimental durou 15 dias com coletas de sangue, fezes, urina e ração no dia zero (inicial) e no décimo quinto dia (final). Os animais foram acondicionados em baias individuais com fornecimento de ração realizado duas vezes ao dia, com reajuste de sobras de 20% e fornecimento de água ad libitum. As amostras de fezes e das dietas foram submetidas às análises químicas, sendo elas a matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), matéria mineral (MM) e proteína bruta (PB), determinadas conforme a Association of Official Analytical Chemists (1995). A fibra em detergente neutro (FDN) foi analisada conforme Van Soest (1991). Os coeficientes de digestibilidade (CD) e balanço do nitrogênio (BN) foram determinados segundo o método preconizado por Maynard (1984). A viabilidade econômica da utilização ração foi determinada segundo as equações propostas por Bellaver et al. (1985) e Fialho et al. (1992). Não houve diferença estatística para a variável ganho de peso e coeficientes de digestibilidade, entretanto houve uma diminuição significativa da ingestão de matéria seca quando foi elevado o nível de ureia em até 2,5%. Apesar de os animais não manifestarem sintomas de intoxicação, foram constatadas alterações nos níveis de creatinina e proteínas totais que sugerem uma leve sobrecarga nos rins. Considerando-se que o aumento da inclusão da ureia reduziu progressivamente o item proteico da dieta base, e que o nível de 2,5% empregado não diferiu significativamente do obtido para os demais grupos experimentais, pode-se recomendar a inclusão de até 2,5% de ureia em rações de catetos adultos, além de ser economicamente viável.

Presidente - 1344262 - CARLOS IBERE ALVES FREITAS
Externo ao Programa - 1668195 - JOSEMIR DE SOUZA GONCALVES