PPPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: TÂMARA DE QUEIROZ BACURAU

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TÂMARA DE QUEIROZ BACURAU
DATA: 26/09/2018
HORA: 13:30
LOCAL: Sala 23 da PROPPG
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO E PREDIÇÕES ESPAÇO-TEMPORAIS PARA AS ESPÉCIES CARCHARHINUS LONGIMANUS (POEY, 1861) E CARCHARHINUS FALCIFORMIS (BIBRON, 1839) (PISCES: CHONDRICHTHYES) NA REGIÃO TROPICAL DO OCEANO ATLÂNTICO.


PALAVRAS-CHAVES:

modelagem de nicho; mudanças climáticas; pesca exploratória.


PÁGINAS: 34
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
RESUMO:

Neste capítulo propomos a caracterização e predição espaço-temporal do potencial nicho ecológico para o C. falciformis e o C. longimanus em cenários ambientais amenos e catastrófico na região tropical do Oceano Atlântico, utilizando a modelagem de nicho através do método de máxima entropia (Maxent). A área de estudo corresponde a região tropical do Oceano Atlântico e parte do Oceano Pacífico, parte das informações referente a ocorrência da espécie foram obtidas através de bancos de dados online GBIF, SpeciesLink e VertNet, bem como adicionados 23.755 pontos do C. falciformis e 2.732 pontos válidos do C. longimanus obtidos através de carta de bordo de pesqueiros utilizados por frotas arrendadas espinheleiras, após, os dados foram analisados no Programa R através do algoritmo de máxima entropia (Maxent), o programa gerou mapas de predição do cenário atual e futuro (anos de 2040-2050 e 2090-2100) da distribuição da espécie, onde foi dividido em duas situações: RCP45 considerado como cenário ameno e RCP85 considerado como cenário catastrófico. Os resultados mostram que as espécies têm preferência pela região tropical do Atlântico que se estende pela linha equatorial, já na projeção futura o cenário ameno o C. falciformis diminuiu a adequabilidade no golfo do México nos anos 2040-2050 como para os anos 2090-2100 e aumentou a adequabilidade na região da costa dos EUA se estendendo a região central do Atlântico, assim como para o C. longimanus. O cenário ameno teve resultados parecidos para ambas as espécies, já no cenário catastrófico dos anos 2090-2100 as espécies estudadas perderam adequabilidade da região tropical migrando para as regiões temperadas, os resultados mostraram também que o C. longimanus tem mais sensibilidade a temperatura do que o C. falciformis, perdendo totalmente a adequabilidade na região tropical do Atlântico. O estudo mostra que as taxas futuras do aquecimento global resultarão em mudanças na distribuição das espécies estudadas e mudanças na abundância de distribuição das mesmas. Estes fatores atrelados a baixa fecundidade e a pesca exploratória podem resultar em uma diminuição alarmante da abundância dos animais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO ROCHA DUARTE ALENCAR - UERN
Presidente - 1606132 - HUMBERTO GOMES HAZIN
Externo ao Programa - 1342048 - JOSE LUIS COSTA NOVAES
Notícia cadastrada em: 20/09/2018 12:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02