PPPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JACINARA HODY GURGEL MORAIS

DISCENTE: JACINARA HODY GURGEL MORAIS

DATA: 27/09/2011

LOCAL: Auditório Pós Graduação

CARACTERIZAÇÃO DE ATRIBUTOS ADAPTATIVOS DE OVINOS DA RAÇA MORADA NOVA

adaptação, estresse térmico, características de pelame, perfil hematológico, bioquímico, hormônios tireoidianos

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias

ÁREA: Zootecnia

SUBÁREA: Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos

O estudo foi realizado com o objetivo de caracterizar ovelhas da raça Morada Nova quanto aos aspectos adaptativos, através da avaliação de respostas termorreguladoras e homeostáticas emambiente Semiárido. Para tanto foram registradas características de pelame como: espessura da capa (E, cm), comprimento (CM, cm) e diâmetro médio dos pelos (D, cm), além do número de pelos por unidade de área (DN, numero de pelos por cm²). Foram também avaliadas algumas respostas termorreguladoras como temperatura retal (°C), frequência respiratória (movimentos/minuto) e dosagens de hormônios calorigênicos, a sabertriiodotironina (T3) e tiroxina (T4). Como forma de avaliar a homeostase foi estudado o perfil hematológico com contagem de eritrócitos (x106/mm³), hematócrito (%) e Volume Corpuscular Médio (fL), além da bioquímica sérica. As coletas dos dados foram realizadas em 27 rebanhos distribuídos no estado do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Pernambuco, totalizando 633 animais, no qual foiavaliada a variação desses parâmetros em função da condição de escore corporal, idade, local de coleta e das variáveis ambientais. O ambiente térmico foi monitorado em cada rebanho coletado. Verificou-se efeito de rebanho para todos os parâmetros avaliados, e variação do perfil hematológico e bioquímico de acordo com o escore da condição corporal. As condições ambientais em que os animai se encontravam expostos não fizeram variar as suas respostas fisiológicas de termorregulação, mantendo dentro da normalidade a temperatura retal, frequência respiratória e as concentrações séricas de T3 e T4. As médias dos parâmetros bioquímicos também se encontraram dento dos valores normais para espécie, mesmo nas condições de elevada radiação. Para as características morfológicas de pelame encontraram-se valores que favoreceram a maior dissipação do calor para o ambiente, principalmente nos rebanhos avaliados durante o período seco, como EP = 4,75mm; CM = 12,41; D = 5,25µm e DN = 839,43 pelos/cm². Portanto, esses resultados confirmaram a elevada adaptação dos ovinos Morada Nova às condições de Semiárido, uma vez que não foram alterados os parâmetros bioquímicos, hematológicos e fisiológicos, sobretudo os hormônios calorigênicos. Foi também demonstrada a eficiência do conjunto de características estudadas como indicadores de adaptação, podendo ser adotadas em qualquer sistema de exploração de raças autóctones.

Presidente - 1446262 - DEBORA ANDREA EVANGELISTA FACANHA MORAIS
Externo à Instituição - LUIS ALBERTO BERMEJO ASENSIO - Antilles