Banca de DEFESA: VIVIANE MORLANES PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANE MORLANES PEREIRA
DATA: 03/11/2021
LOCAL: google meet

ECOLOGIA DE PEQUENOS MAMÍFEROS (DIDELPHIMORPHIA E RODENTIA) EM UMA ÁREA DE CAATINGA DO RIO GRANDE DO NORTE

Comunidade, Conservação, Ecologia, Marsupiais, Roedores.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

Os pequenos mamíferos (Didelphimorphia e Rodentia) formam o grupo ecológico mais diversificado de mamíferos do Brasil e, sua abundância, distribuição e diversidade estão diretamente relacionadas com variações espaço-temporais no clima e na disponibilidade de recursos. A Caatinga é um ecossistema semiárido neotropical exclusivamente brasileiro, caracterizado por altas temperaturas e um regime sazonal e irregular de chuvas. No entanto há pouca informação sobre o efeito que o déficit hídrico e a sazonalidade na disponibilidade de recursos têm sobre a composição, estrutura e dinâmica das comunidades de pequenos mamíferos neste bioma. O presente estudo se divide em dois capítulos: o primeiro capítulo, apresentará dados sobre a densidade populacionais; e analisará os padrões temporais de em relação com a sazonalidade. E o segundo capítulo apresentará dados sobre sobrevivência de Gracilinanus agilis, em relação à sazonalidade ambiental. Para o estudo será utilizado o método de captura-marcação-recaptura através do uso de 115 armadilhas em vivo (modelos Sherman e Tomahawk), colocadas no solo e no sub-bosque, ao longo de quatro anos sucessivos entre junho de 2014 a fevereiro de 2020. A área de estudo localiza-se em um fragmento de 8,25 ha de mata nativa de Caatinga, situada na Fazenda Experimental Rafael Fernandes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró-RN.

Externo à Instituição - CARLOS ROUCO ZUFIAURRE - PESQUISADOR
Presidente - 1922730 - CECILIA IRENE PEREZ CALABUIG