Banca de DEFESA: VANESSA SILVA SANTANA

DISCENTE: VANESSA SILVA SANTANA
DATA: 28/09/2021
LOCAL: Plataforma meet

Caracterização do perfil bioquímico e coproparasitológico de periquitos-da-caatinga (Eupsittula cactorum) de vida livre e advindos de apreensão

bioquímica sanguínea; Eupsittula cacotorum; enzimas hepáticas; enzimas renais; endoparasitas.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

A determinação dos parâmetros bioquímicos no sangue é uma ferramenta para auxiliar o diagnóstico de doenças metabólicas, definir o perfil nutricional de uma população e permitir uma avaliação clínica mais aprofundada de indivíduos. Na clínica de aves é comum utilizar padrões de referência baseados na literatura, onde foram usadas amostras com número pequeno de animais, que não foram corretamente caracterizadas e sem descrições detalhadas das metodologias utilizadas para os exames laboratoriais. Apesar da existência de diversas técnicas padronizadas para o estudo de animais domésticos e que podem ser úteis também para espécies silvestres, ainda há uma lacuna de padrões de referência para muitas espécies de aves silvestres. Embora as aves de cativeiro possam apresentar doenças semelhantes àquelas observadas em vida livre, há escassez de dados clínicos, epidemiológicos e laboratoriais que acabam por limitar o diagnóstico de doenças metabólicas e/ou nutricionais. No Brasil, é cultural a manutenção ilegal de animais oriundos de caça que acaba por culminar numa prática sem cuidados veterinários para esses animais. Isso leva à erros de manejo na criação, principalmente no que diz respeito ao manejo nutricional adequado trazendo danos à saúde dos animais. Através da amostragem de animais oriundos de apreensões e da captura e amostragem de animais de vida livre em regiões pré-estabelecidas, o presente trabalho tem como objetivo compilar dados sobre parâmetros bioquímicos normais de psitacídeos neotropicais disponíveis na literatura, compilar dados de parâmetros bioquímicos alterados de psitacídeos neotropicais disponíveis na literatura, caracterizar referências dos parâmetros bioquímicos normais para Eupsittula cactorum e comparar com os parâmetros bioquímicos de animais da mesma espécie advindos de apreensão e identificar parasitas intestinais de Eupsittula cactorum de vida livre e advindos de apreensão.

Presidente - 1922730 - CECILIA IRENE PEREZ CALABUIG
Interno - 087.118.887-25 - JOAO MARCELO AZEVEDO DE PAULA ANTUNES - UFERSA