Banca de QUALIFICAÇÃO: DEUSIMAR FERNANDES DA SILVA

DISCENTE: DEUSIMAR FERNANDES DA SILVA
DATA: 31/08/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

CARACTERIZAÇÃO, ISOLAMENTO E CULTIVO DE ESPERMATOGÔNIAS DE Pterophyllum scalare (SCHULTZE, 1823)

Aquicultura ornamental, células primordiais, biotecnologia reprodutiva

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia

O Pterophyllum scalare possui alta procura e um elevado valor econômico pois são esteticamente bonitos e ativos. Podemos encontrar diversas linhagen: koi, Red Devil, negro, ouro, leopardo, palhaço e fumaça. A reprodução do Pterophyllum scalare é iniciada após a aproximação e formação de casal. Essa espécie é bastante sensível ao estresse provocado pelo manejo no cultivo e as variações nos parâmetros de qualidade de água, o que pode prejudicar sua sobrevivência, reprodução e desenvolvimento. A espermatogênese e a função dos testículos em peixes são melhores entendidas com avaliações histológicas, morfométricas e estereológicas. Algumas ferramentas podem ser usadas para padronização de técnicas que permitam a futura obtenção de espermatozoides in vitro de peixes para serem utilizados em espécies ameaçadas de extinção e/ou de importância comercial: a identificação, o isolamento e o cultivo apropriados das espermatogônias primárias e a análise do seu processo de diferenciação. Estas ferramentas também são essenciais para uma variedade de estudos, principalmente, quando se visa o estabelecimento de sistemas de cultura de espermatogônias primárias. Com isso o objetivo principal do estudo será identificar e caracterizar as espermatogônias de Pterophyllum scalare, e padronizar métodos que permitam isolar as espermatogônias primárias de Pterophyllum scalare e em seguida manter essas células em cultivo e utilizar estas células posteriormente para transplantes, com esse objetivo pretende se caracterizar morfologicamente os testículos e as espermatogônias de Pterophyllum scalare, avaliar os testículos, verificar a presença e a proporção das espermatogônias primárias em relação aos outros subtipos celulares germinativos, caracterizar morfologicamente as espermatogônias primárias e estabelecer um protocolo de isolamento de células germinativas-tronco da espécie Pterophyllum scalare, utilizando a dissociação enzimática das gônadas associado ao fracionamento celular por gradiente de densidade. Além do mais, pretende se estabelecer protocolos para cultivo dessas células. Este estudo será de grande importância científica e ajudará à preservação da diversidade biológica e grande interesse econômico uma vez que o Pterophyllum scalare é uma espécie ornamento bastante apreciada em todo o mundo. Juvenis e adultos possuem espermatogônias primárias, com isso essas técnicas, são importantíssimas, pois as células permanecem em seus testículos, e podem ser coletadas a qualquer momento.

Interno - 2330828 - CARLOS EDUARDO BEZERRA DE MOURA
Presidente - 1305260 - MARCELO BARBOSA BEZERRA