Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS INÁCIO DOS SANTOS MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS INÁCIO DOS SANTOS MELO
DATA: 28/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

Morfologia dos órgãos sensitivos (globo ocular e língua) do peixe-boi marinho (Trichechus manatus manatus Linnaeus, 1758)


PALAVRAS-CHAVES:

sirênios, papilas gustativas, adaptação, anatomia, mamífero marinho.


PÁGINAS: 23
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
RESUMO:

Peixes-bois-marinhos (Trichechus manatus manatus) são mamíferos aquáticos, eurialinos, da ordem sirênia, com ocorrência na costa do nordeste do Brasil até a costa dos Estados Unidos da América. É sabido que para os animais de vida livre, os órgãos dos sentidos são de suma importância para a sobrevivência, sendo essenciais na reprodução, busca e apreensão de alimentos. Os peixes-boi possuem uma córnea altamente vascularizada e seus olhos não possuem pálpebras, mas um esfíncter que se contrai, também é sabido que a língua desses animais possui uma distribuição setorizada das papilas gustativas, mas não se sabe ao certo sua distribuição na espécie de ocorrência no Brasil. Entre diversos estudos, pouco se sabe sobre esses e os botões gustativos desses animais e sua estrutura morfológica, aspectos importantes para relacionar aos hábitos alimentares e mesmo reprodutivos desses animais. Como método de estudo, será utilizado técnicas associadas a macroscopia e microscopia. Os achados correlacionados a comportamento alimentar e hábitos de movimentação desses animais serão analisados de modo a permitir associar forma e função, inferir correlações com outros representantes da ordem.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FERNANDA LÖFFLER NIEMEYER ATTADEMO - PESQUISADOR
Externo à Instituição - FLÁVIO JOSÉ DE LIMA SILVA - UERN
Presidente - 2206331 - MOACIR FRANCO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 22/07/2021 11:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01