Banca de DEFESA: KEWEN SANTIAGO DA SILVA LUZ

Meliponini, Qualidade microbiológica, Potencial bioativo

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

Objetivou-se com este estudo caracterizar o mel, a geoprópolis e o saburá de abelha jandaíra (Melipona subnitida Ducke) da região semiárida do estado do Rio Grande do Norte quanto aos seus parâmetros físico-químicos e microbiológicos, avaliando estratégias para o beneficiamento e preparo destes produtos para comercialização. Foram coletadas amostras de mel, geoprópolis e de saburá (pólen fermentado) de abelha jandaíra de municípios da região semiárida do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Foram analisadas as características físico-químicas e microbiológicas do material in natura após a coleta. Também foram avaliadas as características do material após processos experimentais de beneficiamento. Para a execução do processo de beneficiamento de cada produto foram seguidas metodologias empregadas pelos meliponicultores. A geoprópolis bruta foi submetida ao processo de extração com álcool de cereais 70 º GL por 30 dias com agitação de 60 segundos a cada 12 horas. Foram avaliados o potencial antimicrobiano e antioxidante dos extratos hidroetanólico da geoprópolis. O mel fresco coletado assepticamente foi submetido ao processo de maturação (fermentação controlada) em fermentador artesanal a 30 ºC ± 1 ºC por 120 dias. Foram avaliados mensalmente os parâmetros físico-químicos e microbiológicos do mel durante o processo de maturação. O saburá in natura foi submetido a análises físico-químicas e microbiológicas com o objetivo de avaliar o potencial e a segurança como alimento. Através dos resultados obtidos foi possível identificar que a geoprópolis da abelha jandaíra é uma excelente fonte de compostos fenólicos com alta atividade antioxidante. Porém, geoprópolis coletadas com teor de argila elevado apresentam menor quantidade de compostos fenólicos e menor atividade antioxidante (p < 0,001). Torna-se imprescindível a criação e aperfeiçoamento de estratégias de manejo que busquem otimizar a produção de geoprópolis de abelha jandaíra. O mel maturado da abelha jandaíra apresentou teor de acidez elevado que ocasionou a inativação do crescimento microbiano e garantiu a qualidade físico-química e microbiológica do produto. O saburá mostrou-se uma fonte formidável de proteínas. Devido ao processo de maturação, o saburá apresentou pH ácido (< 4,5) e acidez elevada (> 300) que garantiram a segurança do alimento para o consumo humano, porém extrapolam os limites estabelecidos pela a legislação brasileira. Os produtos meliponícolas da abelha jandaíra são produtos apropriados ao consumo humano. Mas são necessárias a criação e adaptação de técnicas e normas específicas para que sejam comercializados e comercializados adequadamente.

Externo ao Programa - 2453480 - ANA CARLA DIOGENES SUASSUNA BEZERRA
Presidente - 2359110 - JEAN BERG ALVES DA SILVA