Banca de DEFESA: PARMENEDES DIAS DE BRITO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PARMENEDES DIAS DE BRITO
DATA: 30/06/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Vídeoconferência
TÍTULO:

EFEITO DE EXTRATOS DE PRÓPOLIS VERDE E GEOPRÓPOLIS NA VIABILIDADE DE TRANSPLANTES ALOGÊNICO E AUTÓLOGOS, CICATRIZAÇÃO E NO PROCESSO INFLAMATÓRIO AGUDO E CRÔNICO EM RATOS (Rattus norvegicus)


PALAVRAS-CHAVES:

Autoenxerto, aloenxerto, granuloma, abelha sem ferrão, Apis mellifera


PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

A própolis e a geoprópolis são produtos resinosos elaborados a partir de exsudatos, óleos e resinas colhidas das plantas, aos quais são adicionados enzimas salivares, pólen, cera e, na geoprópolis, terra. O resultado é um produto conhecido e utilizado por populares devido às propriedades medicinais. Objetivou-se avaliar o efeito do extrato hidroalcoólico de própolis verde, geoprópolis de abelha canudo e geoprópolis de abelha jandaíra sobre a inflamação aguda, inflamação crônica, cicatrização e transplante cutâneo autogênico e autólogo em ratos wistar. Para tanto, foram utilizados 36 ratos adultos, de ambos os sexos, distribuídos em cinco grupos: extrato hidroalcoólico de própolis verde (EHPv); extrato de geoprópolis de abelha canudo (EHG-Can); extrato de geoprópolis de abelha Jandaíra (EHG-Jan); fármaco registrado como grupo controle positivo (GC+); apenas veículo como controle negativo (GC-). A inflamação aguda foi induzida por carragenina a 1% (n = 36), a inflamação crônica foi realizado por corpo estranho (lamínula de vidro) (n = 16) e a cicatrização foi acompanhada a partir de ferida circular de 8mm de diâmetro (n = 16). Os transplantes (n = 20) foram feitos com a incisão e realocação de dois enxertos cutâneos quadrados (1cm2), um para autoenxerto e outro para aloenxerto, respectivamente. Sobre o teor de flavonoides, o grupo EHG-Jan apresentou a maior quantidade (p<0,05), EHPv quantidade intermediária e o EHG-Can a menor. Verificou-se um efeito positivo antiedematoso pronunciado do EHPv, moderado efeito nos grupos EHG-Can e EHG-Jan. Na inflamação crônica, o grupo EHG-Jan destacou-se por acelerar a formação do granuloma quando comparado aos demais extratos. Houve aceleração da cicatrização por efeito dos extratos em 18 dias, os animais dos grupos EHPv e EHG-Can em 16 dias já apresentavam cicatrizes com reepitelização completa. Os extratos aumentaram a proteção das áreas lesionadas e induziram discreto retardo nos fenômenos desvitalizantes dos enxertos autólogos. No transplante alogênico percebeu-se discreto retardo na rejeição, havendo indução de reepitelização, com pior aspecto macroscópico do grupo EHG-Jan, em contrapartida os aloenxertos deste grupo apresentaram a reepitelização mais avançada dentre os tratamentos. Os extratos hidroalcoólicos de própolis e geoprópolis apresentaram efeitos positivos sobre o processo inflamatório agudo e crônico, na cicatrização e nos transplantes cutâneos de ratos wistar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1344262 - CARLOS IBERÊ ALVES FREITAS
Interno - 2287311 - JAEL BATISTA SOARES
Externo ao Programa - 2269130 - KATIA PERES GRAMACHO
Externo à Instituição - MARIA ROCIENE ABRANTES - UFERSA
Externo ao Programa - 2450151 - WIRTON PEIXOTO COSTA
Notícia cadastrada em: 22/06/2020 16:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02