Banca de DEFESA: JOSEANNA DE PAIVA ALVES

DISCENTE: JOSEANNA DE PAIVA ALVES
DATA: 18/12/2020
LOCAL: PROPPG (sala 25)

CULTIVO MULTITRÓFICO DO CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei COM A MACROALGA Gracilaria birdiae.

Policultivo; macro nutrientes; alga marinha.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

Objetivamos avaliar o cultivo multitrófico do camarão marinho Litopenaeus vannamei e da macroalga Gracilaria birdiae. Realizamos um experimento integrando as duas espécies em unidades experimentais de 1000 L dotadas de aeração constante, localizadas em ambiente externo. Foi realizado um monocultivo de camarão (100 animais.m-2), como sendo o controle (T1), e três cultivos multitróficos de camarão (100 animais.m-2) com macroalga em diferentes densidades (500, 1.000 e 2.000 g correspondendo a T2, T3 e T4, respectivamente). Durante o experimento não foi observado diferença significativa para as variáveis limnológicas, exceto para turbidez, que apresentou valores significativamente mais elevados nos tratamentos de monocultivo e de menor densidade de macroalgas (T1 e T2). O desenvolvimento do camarão marinho L. vannamei não foi significativamente afetado com a inserção da G. birdiae no mesmo ambiente de cultivo. Os resultados obtidos mostraram uma constância de biomassa da macroalga em T3 e T4, sendo observado expressiva redução no T2 a partir do 75º dia de cultivo, isso provavelmente ocorreu devido aos altos valores de turbidez durante o estudo observado para todos os tratamentos, com valores significativamente mais elevados no T2. Com isso, não foram atribuídas vantagens econômicas da inserção da espécie do sistema de cultivo com o L. vannamei. Ainda, as macroalgas tiveram uma tendência de redução de nitrogênio total e fósforo total mas não reduziram esses nutrientes de forma eficaz. Portanto, em condições de elevada turbidez não foi verificada viabilidade na inserção da macroalga G. birdiae no sistema de cultivo do camarão L. vannamei.

Presidente - 1545710 - GUSTAVO HENRIQUE GONZAGA DA SILVA
Externo ao Programa - 1806635 - LEONARDO LELIS DE MACEDO COSTA