Banca de QUALIFICAÇÃO: SALENILDA SOARES FIRMINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SALENILDA SOARES FIRMINO
DATA: 19/12/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Sala 21 da PROPPG
TÍTULO:

CONSUMO, DIGESTIBILIDADE APARENTE E MITIGAÇÃO DE METANO ENTÉRICO EM OVINOS ALIMENTADOS COM SILAGEM DE SORGO ADITIVADA COM PRODUTOS ALTERNATIVOS DO SEMI-ÁRIDO.


PALAVRAS-CHAVES:

Confinamento, desempenho, ensilagem, emissão de gases, resíduo.


PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

A silagem é uma importante forma de conservação de forragens para a alimentação de ruminantes, na época de escassez de alimento. A qualidade da silagem depende do processo fermentativo do material ensilado e forma de armazenamento. Diante disso, o presente estudo objetivou-se avaliar o consumo, digestibilidade aparente e mitigação de metano entérico em ovinos alimentados com silagem de sorgo aditivada com produtos alternativos do semi-árido. No presente projeto de pesquisa serão utilizados 18 ovinos machos não castrados, sendo 3 fistulados, sem padrão de raça definida, com peso inicial de 20,9 ± 1,0 Kg. Para tal, a pesquisa contará com três experimentos, sendo o Experimento 1 que visa avaliar.as caracteristicas bromatológica e perfil fermentativo da silagem de sorgo aditivado com refugo de melão. O Experimento 2, terá como objetivo avaliar as caracteristica bromatológica e perfil fermentativo da silagem de sorgo aditivada com palma forrageira e experimento 3, terá como objetivo avaliar o consumo e desempenho em ovinos utilizando três dietas experimentais do experimento 1 e 2 e mais uma dieta controle. Os ovinos serão submetidas as três dietas. Experimento 1 (100SS – 100% de silagem de sorgo, 2RM – 98% de silagem de sorgo + 2% de refugo de melão, 4RM – 96% de silagem de sorgo + 4% de refugo de melão, 6RM – 94% de silagem de sorgo + 6% de refugo de melão e 8RM – 92% de silagem de sorgo + 8% de refugo de melão) e experimento 2 (100SS – 100% de silagem de sorgo, 10PF – 90% de silagem de sorgo + 10% de palma forrageira, 20PF – 80% de silagem de sorgo + 20% de palma forrageira, 30PF – 70% de silagem de sorgo + 30% de palma forrageira e 40PF – 60% de silagem de sorgo + 40% de palma forrageira), mais tratamento controle que será composto de 100% de melão, totalizando 3 tratamentos. O período experimental terá duração de 52 dias, sendo 10 dias de adaptação dos animais as instalações e ao ajuste do consumo alimentar com 42 dias de coleta de dados. A dieta será ofertada em três momentos do dia (6, 12 e 18 horas) os animais terão acesso integral as dietas e água a vontade. O consumo da dieta será registrado diariamente pelo método oferta/sobra, sendo permitida uma sobra diária de, no máximo, 10%. Será determinada a composição química das silagens fornecidas, sobras e fezes, para determinação do consumo de matéria seca (CMS) e de nutrientes, e os respectivos coeficientes de digestibilidade, ganho de peso, comportamento ingestivo e avaliação da carcaça. Após o período de confinamento, os animais seguirão para o abate, sendo mensurados todos os componentes não integrantes da carcaça, o peso da carcaça quente, peso da carcaça fria e a perda por resfriamento. Serão analisados os parâmetros físico–químicos como cor (L*, a*, b*), capacidade de retenção de água, perda de peso na cocção, força de cisalhamento, atividade de água, umidade, cinzas, proteína e lipídeos. Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste Tukey, a 5%.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 396341 - ALEXANDRE PAULA BRAGA
Externo à Instituição - MARIA ROCIENE ABRANTES - NENHUMA
Presidente - 2453461 - PATRICIA DE OLIVEIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 11/12/2019 12:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02