Banca de DEFESA: MANUELA COSTA DE MENEZES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANUELA COSTA DE MENEZES
DATA: 20/12/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 22 PROPPG
TÍTULO:

POTENCIAL FOTOPROTETOR E GENOPROTETOR DA PRÓPOLIS VERMELHA PRODUZIDA POR APIS MELLIFERA NO SEMIÁRIDO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL.


PALAVRAS-CHAVES:

espectrofotometria, fotoproteção, genoproteção, própolis vermelha.


PÁGINAS: 38
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

Objetivou-se avaliar os teores de fenóis, flavanóides totais, além das atividades antioxidante, genoprotetora e fotoprotetora do extrato etanólico da própolis vermelha produzida por Apis mellifera. Diferentes concentrações do extrato foram avaliadas in vitro por espectrofotometria. O efeito fotoprotetor do extrato foi avaliado in vivo em 30 ratos Wistar distribuídos em três grupos: Grupo I - a pele não recebeu aplicação tópica de extrato e não foi submetida à irradiação ultravioleta; Grupo II - a pele não foi submetida a aplicação tópica de extrato e foram irradiados; Grupo III - pele foi submetida a aplicação tópica de extrato e foram irradiados. A pele foi avaliada macroscópica e quantificou-se a densidade de células inflamatórias, mastócitos, células necrosadas e fibras colágenas. O extrato apresentou altos teores de fenóis e flavonoides com capacidade antioxidante e genoprotetor, protegendo a pele da irradiação. No grupo II foram observadas eritremas, bolhas e crosta superficial. Não houve diferenças significativas dos valores médios da densidade de mastócitos e fibras colágenas não diferiram entre os grupos I e III. Concluiu-se que o extrato etanólico da própolis vermelha exerceu efeitos genoprotetor e fotoprotetor por promover satisfatórias absorbâncias da radiação ultravioleta e foi capaz de proteger a pele das lesões induzida pela irradiação UVB.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1344262 - CARLOS IBERE ALVES FREITAS
Presidente - 2359110 - JEAN BERG ALVES DA SILVA
Externo ao Programa - 1450151 - WIRTON PEIXOTO COSTA
Notícia cadastrada em: 11/12/2019 11:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02