Banca de DEFESA: ROOSEVELT DE ARAÚJO SALES JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROOSEVELT DE ARAÚJO SALES JÚNIOR
DATA: 27/12/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 22 da PROPPG
TÍTULO:

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DO CAMARÃO BRANCO (Litopenaeus vannamei) E DA OSTRA NATIVA (Crassostrea gasar) EM SISTEMA DE CULTIVO ORGÂNICO.


PALAVRAS-CHAVES:

Qualidade, Cultivo orgânico, Camarão e Ostra.


PÁGINAS: 36
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

O camarão e a Ostra apresentam um grande comercio gastronômico, e o cultivo orgânico tem voltado o olhar para a sustentabilidade de sua produção, livre de agrotóxicos, hormônios e aditivos químicos. O presente trabalho tem como objetivo, avaliar a qualidade microbiológica e físico-química do camarão branco (Litopenaeus vannamei) e ostra nativa (Crassostrea gasar), bem como avaliar a qualidade microbiológica da água do cultivo orgânico. Para a realização do trabalho foi utilizada a metodologia de acordo com o MAPA (2003) para camarão e ostra foram realizadas analises de contagem de Staphylococcus coagulase positiva e presença de Salmonella sp. Apenas para Ostra foi realizada a análise de coliformes a 45°C. As analises físico-químicas foram aplicadas para a ostra e o camarão, sendo elas: pH, umidade, proteína, lipídios, cinzas, o teor de Nitrogênio das Bases Voláteis Totais (N-BVT) e trimetilamina (TMA). Capacidade de retenção de água (CRA), perdas de peso durante a cocção (PPC), força de cisalhamento (FC) e determinação de cor também serão realizadas para o camarão e ostra. A estatística foi realizada pelo teste de Tukey à 5%. O camarão e ostra oriundos de cultivo orgânico obtiveram um resultado satisfatório tanto nas análises microbiológicas quanto nas análises físico-químicas. Diante disso, os métodos de manejo e produção dos produtos em meio orgânico podem ser utilizados em alternativa aos outros métodos de cultivo pois acabam apresentando um alimento mais saudável e livre de outros compostos químicos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2359110 - JEAN BERG ALVES DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA ROCIENE ABRANTES - NENHUMA
Interno - 2453461 - PATRICIA DE OLIVEIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 11/12/2019 08:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01