Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA PEREIRA DE OLIVEIRA LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA PEREIRA DE OLIVEIRA LIRA
DATA: 16/08/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do CCBS
TÍTULO:

Estabelecimento de bancos de tecidos e células somáticas de onça-parda, Puma concolor (Linnaeus, 1771).


PALAVRAS-CHAVES:

bancos de recursos biológicos, clonagem por transferência nuclear de células somáticas, estratégias de conservação, felídeos silvestres.


PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

O crescente número de felídeos silvestres ameaçados de extinção, como a onça-parda, tem resultado no desenvolvimento de estratégias voltadas para a conservação dessas espécies. Nesse sentido, a formação adequada de bancos de tecidos e células somáticas consiste no primeiro passo para o emprego dessas amostras em biotécnicas mais complexas. Portanto, o objetivo do presente trabalho consiste em estabelecer bancos de tecidos e células somáticas de onça-parda, visando contribuir para a sua conservação. Para tanto, amostras de pele auricular apical de três onças-pardas oriundas do ECOPOINT Parque Ambiental (Fortaleza, Ceará) serão divididas em duas etapas. Na primeira etapa, visando o estabelecimento de bancos de pele, tecidos somáticos serão vitrificados e avaliados quantos aos danos gerados pela criopreservação, usando análises histológicas, ultraestruturais e celulares (experimento único). Na segunda etapa, visando o estabelecimento de bancos de células somáticas, tecidos somáticos serão cultivados e células recuperadas serão caracterizadas quanto aos efeitos do tempo de cultivo (1ª, 3ª, e 10ª passagem) e criopreservação por congelação lenta (experimento 1). Além disso, células serão avaliadas quanto a sua habilidade de serem sincronizadas, comparando três métodos de sincronização, os quais são a privação com soro fetal bovino, a inibição por contato e e a incubação com inibidores químicos (experimento 2). Portanto, essa proposta pretende contribuir para o estabelecimento de bancos de tecidos somáticos e linhagens celulares somáticas a serem usadas como matéria-prima para a clonagem por transferência nuclear de células somáticas, bem como para os estudos relacionados a reprogramação celular em onças-pardas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2028000 - ALEXSANDRA FERNANDES PEREIRA
Externo à Instituição - MARIA CLAUDIA DOS SANTOS LUCIANO - UFC
Externo à Instituição - MARIA FRANCILENE SOUZA SILVA - UFC
Notícia cadastrada em: 08/08/2019 07:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03