Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS MAGNO BEZERRA DE AZEVEDO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS MAGNO BEZERRA DE AZEVEDO SILVA
DATA: 27/02/2019
LOCAL: Prédio da PROPPG - UFERSA

HIPOCALCEMIA SUBCLíNICA: ASPECTOS EPIDEMIOLóGICOS, PRODUTIVOS E SEU POTENCIAL DE INTERFERêNCIA ECONôMICA JUNTO A CADEIA DE PRODUçãO DO LEITE

Bovinos. Distúrbios Metabólicos. Doenças do Periparto. Período de Transição

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

O alto grau de especialização para a produção de leite não foi acompanhado de um aumento na capacidade de ingestão de alimentos, deste modo, quase todas as vacas experimentarão algum grau de hipocalcemia por ocasião do parto e início da lactação. No intuito de corrigir tal deficiência, o organismo ativa mecanismos homeostáticos que buscam elevar a disponibilidade de cálcio a partir do intestino e ossos. Quando estes mecanismos falham, instala-se o quadro de hipocalcemia, clínica ou subclínica. A literatura sobre o tema é vasta, o que demonstra a sua relevância científica. Contudo, ainda são verificadas informações conflitantes. A hipocalcemia subclínica apresenta ligação com a incidência de diversas outras enfermidades, além de provável potencial de interferência econômica junto a cadeia de produção do leite. Há necessidade de aprofundar as investigações a respeito dos fatores de riscos envolvidos, da adoção de meios de diagnóstico e monitoramento adaptáveis as condições de campo, que levem em conta as condições de semiárido, considerando também o perfil das propriedades e do rebanho regional.

Interno - 1344262 - CARLOS IBERE ALVES FREITAS
Externo à Instituição - JEFFERSON FILGUEIRA ALCINDO - UFJF