Banca de DEFESA: FELIPE VERISSIMO DE LIMA

DISCENTE: FELIPE VERISSIMO DE LIMA
DATA: 28/02/2019
LOCAL: Sala 22 PROPPG

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS EM UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

alimentação escolar, manipulação de alimentos, qualidade higiênico-sanitária, segurança alimentar.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

Conforme os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) houve um aumento no número de surtos alimentares por Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) no período de 2007 a 2016 o número de doentes chegou a 90.194 pessoas, destas 7,82% eram crianças entre 1 e 4 anos e entre os alimentos incriminados, 12% eram de origem animal. Diariamente as crianças recebem alimentação nos ambientes de ensino. Nas Unidades de Educação Infantil (UEI) os pré-escolares, faixa etária de 2 a 4 anos de idade, realizam duas refeições. Diante disto, o objetivou-se avaliar as condições produção e a qualidade microbiológica dos alimentos de origem animal servidos no cardápio na fase de pré-preparo. Para tanto, foi aplicado um “checklist” em 12 UEI visando avaliar as condições higiênico-sanitárias na produção dos alimentos. Além disso, foram realizadas análises microbiológicas de coliformes a 35ºC e 45ºC e contagem de bactérias mesófilas em amostras de carne bovina, frango, leite, água, superfícies e utensílios, Staphylococcus spp. e Salmonella sp. na carne bovina, frango e leite. Os resultados encontrados mostraram um elevado percentual de não conformidades em todas as UEI analisadas.

Presidente - 2359110 - JEAN BERG ALVES DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA ROCIENE ABRANTES - NENHUMA