Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEANNA DE PAIVA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEANNA DE PAIVA ALVES
DATA: 18/07/2018
HORA: 14:00
LOCAL: PROPPG - Sala 23
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO POLICULTIVO DO CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei COM A MACROALGA Gracilaria birdiae.


PALAVRAS-CHAVES:

Macroalga, camarão marinho, policultivo, sustentabilidade.


PÁGINAS: 19
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

O policultivo de macroalga com camarão é uma alternativa eficaz para contribuir com a melhoria de qualidade de água do cultivo, devido à alta taxa de absorção dos vegetais cultivados, proporcionando dessa forma, uma minimização dos impactos ambientais causados pelo sistema. Diante de tais impactos, é de extrema relevância medir a sustentabilidade de uma produção, a fim de monitorar e avaliar tal problemática. À vista disso, o presente trabalho objetiva avaliar a sustentabilidade de um sistema de policultivo do camarão marinho Litopenaeus vannamei com a macroalga Gracilaria birdiae utilizando conjunto de indicadores zootécnicos, econômicos e ambientais. O estudo será composto de três experimentos. Os dois primeiros para verificar qual o limite de salinidade que a macroalga Gracilaria birdiae tolera. A partir dos resultados destes, será realizado o terceiro experimento, o qual consistirá de um sistema de policultivo. O delineamento é inteiramente casualizado (DIC), com quatro tratamentos e quatro réplicas, totalizando dezesseis unidades experimentais. Os tratamentos serão constituídos por um controle, sendo monocultivo de camarão na densidade de 50 animais por metro quadrado (T1) e, por três policultivos de camarão (50 animais.m-2) com macroalga na densidade de 1,0, 2,0 e 3,0 Kg.m-3, sendo os tratamentos T2, T3 e T4 respectivamente. Para avaliar a sustentabilidade econômica e ambiental do sistema, serão utilizados uma sequência de indicadores, a fim de avaliar a sustentabilidade do policultivo. Espera-se que o sistema de cultivo avaliado seja ambientalmente sustentável, economicamente viável e que os animais e vegetais cultivados se desenvolvam no mesmo ambiente de cultivo, sem que um comprometa o outro, proporcionando ganhos econômicos e uma redução dos impactos ambientais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2213412 - CRISTIANO QUEIROZ DE ALBUQUERQUE
Presidente - 1545710 - GUSTAVO HENRIQUE GONZAGA DA SILVA
Interno - 1824610 - MICHAEL HRNCIR
Notícia cadastrada em: 12/07/2018 11:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02