Banca de DEFESA: AMARA GYANE ALVES DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMARA GYANE ALVES DE LIMA
DATA: 28/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: UFERSA - Auditório do CCAN 2
TÍTULO:

Efeitos da administração de diferentes protocolos anestésicos na eletroejaculação de cutias (Dasyprocta leporina, 1753).


PALAVRAS-CHAVES:

Analgesia, alfa-2 agonistas, sêmen, eletroestimulação, roedores.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Clínica e Cirurgia Animal
ESPECIALIDADE: Anestesiologia Animal
RESUMO:

Objetivou-se avaliar diferentes protocolos anestésicos para a realização de eletroejaculação de cutias (Dasyprocta leporina), visando indicar qual melhor se adequa para obtenção de sêmen de qualidade e que seja capaz de conferir condições de analgesia aos animais. Utilizou-se dez machos sexualmente maduros e cada indivíduo passou aleatoriamente por quatro protocolos de anestésicos: xilazina/cetamina (G1); xilazina/cetamina/epidural (G2); meperidina/azaperone/xilazina/cetamina/ epidural (G3) e dexmedetomidina/cetamina (G4). Avaliamos: frequência cardíaca, respiratória, pressão arterial sistólica, diastólica, e média, temperatura, período de latência de indução e recuperação anestésica. Em relação aos parâmetros reprodutivos, avaliamos a ereção, o ciclo de estimulação que ocorreu a ejaculação e as variáveis seminais. Os dados de parâmetros fisiológicos foram analisados por ANOVA (Two Way ANOVA RM) para medidas repetidas, seguida do teste de Tukey. Já o perfil do sêmen foi analisado, quando paramétricos, por ANOVA (One Way ANOVA RM) para medidas repetidas seguidas por Tukey. P < 0,05 foram considerados significativos. Obteve-se ejaculados em todas as tentativas, no entanto presença de sêmen só foi observada em 30% dos animais do G1, 20% no G4, 10% no G2. Já o grupo G3 não forneceu ejaculado com sêmen. O G1 propiciou sêmen com concentração espermática e motilidade significativamente maior do que o G4. Todos os protocolos anestésicos permitiram a realização do procedimento de eletroejaculação, no entanto, os grupos G2 e G4 mantiveram melhor as funções vitais, indicando melhor analgesia.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2515320 - ALEXANDRE RODRIGUES SILVA
Externo à Instituição - THIBÉRIO DE SOUZA CASTELO - FACENE
Presidente - 2287826 - VALERIA VERAS DE PAULA
Notícia cadastrada em: 02/02/2018 09:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03