Banca de DEFESA: RAFAEL FERNANDES DE QUEIROZ NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL FERNANDES DE QUEIROZ NETO
DATA: 23/02/2018
HORA: 09:00
LOCAL: PROPPG - Sala 23
TÍTULO:

PINHÃO-BRAVO (Jatropha mollissima Pohl Baill.): CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADES FARMACOLÓGICAS DO LÁTEX E DOS SEUS EXTRATOS.


PALAVRAS-CHAVES:

atividades biológicas; plantas medicinais; Euphorbiaceae; Semi-árido brasileiro.


PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

O pinhão-bravo (Jatropha mollissima Pohl Baill.) é um arbusto autóctone da vegetação de caatinga, encontrada em grande parte do semiárido do Nordeste brasileiro, utilizado na cultura popular com fins terapêuticos. O látex do pinhão-bravo e os extratos dele derivados foram avaliados quanto à composição química, identificando os principais metabólitos secundários a partir de métodos qualitativos e quantitativo, e quanto as suas atividades farmacológicas. Foram pesquisadas toxicidade, através da dose tóxica aguda em ratos Wistar, ação antioxidante, de acordo com o método fotocolorimétrico do radical livre DPPH, e ação antibacteriana, através da concentração inibitória mínima e da concentração bactericida mínima. Foram detectados fenóis, taninos, flavonoides e saponinas no látex e demais extratos pesquisados, exceto o extrato aquoso. Tanto o látex quanto o extrato etanólico apresentaram moderada atividade antioxidante, como também evidenciaram atividade antibacteriana contra as cepas Gram-positivas (Staphylococcus aureus, Streptococcus agalactiae, Streptococcus pyogenes, Streptococcus mutans e Enterococcus faecalis) e Gram-negativas (Shigella flexneri, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Salmonella typhimurium e Pseudomonas aeruginosa), em várias diluições, juntamente com o extrato hidroalcoólico. O látex do pinhão apresentou ainda baixa toxicidade aguda em ratos. Logo, os resultados obtidos nesta pesquisa corroboram o uso popular da J. mollissima e seu potencial terapêutico.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1344262 - CARLOS IBERE ALVES FREITAS
Presidente - 2287311 - JAEL SOARES BATISTA
Externo à Instituição - JOSÉ RODOLFO LOPES DE PAIVA CAVALCANTI - UERN
Notícia cadastrada em: 02/02/2018 09:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01