Banca de DEFESA: CÉLIO SOUZA DA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CÉLIO SOUZA DA ROCHA
DATA: 20/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: UFERSA - Auditório do HOVET
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DA ESTOMATITE VESICULAR A PARTIR DAS NOTIFICAÇÕES DE SUSPEITA DE SÍNDROME VESICULAR NO ESTADO DO CEARÁ – BRASIL.


PALAVRAS-CHAVES:

Vesiculovírus. Fatores de risco. Defesa sanitária.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Patologia Animal
RESUMO:

A estomatite vesicular possui importância sócio-econômica pois é considerada uma zoonose e interfere negativamente no rebanho com redução na produção de leite e perda de peso levando ao abate precoce. Os sinais clínicos são indiferenciáveis daqueles causados pelo vírus da Febre Aftosa por isso continua sendo classificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como uma doença que requer notificação imediata de qualquer caso suspeito sendo esta notificação obrigatória para qualquer cidadão e profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal. Diante disso, este estudo objetivou investigar a ocorrência de focos de Estomatite Vesicular através dos casos suspeitos de síndrome vesicular notificados ao Serviço Veterinário Oficial do Estado do Ceará – Brasil. Durante o período de 2013 a 2015 foram realizadas 51 notificações de casos suspeitos de doença vesicular. Amostras de soro sanguíneo, epitélio e líquido esôfago- faríngeo foram coletadas de acordo com a idade das lesões encontradas e enviados ao Laboratório Nacional Agropecuário - LANAGRO. Além disso, levantamento epidemiológico foi realizado para identificar prováveis fatores de risco para a ocorrência da enfermidade. Após diagnóstico laboratorial e epidemiológico, 24 propriedades foram consideradas focos. Foi possível detectar a presença de Vesiculovírus Indiana tipo 3 por fixação de complemento 50% em 8 focos. Não foram identificados fatores de risco para a ocorrência da enfermidade quando analisamos apenas os casos prováveis com diagnóstico laboratorial entretanto houve diferenças significativas entre focos e não focos quando analisamos todos os casos suspeitos. Os resultados demonstraram que a ocorrência de focos de Estomatite Vesicular no Estado do Ceará esteve relacionada a fatores de riscos específicos quando os critérios epidemiológicos foram levados em consideração entretanto tal resultado não foi corroborado quando analisamos apenas os casos prováveis com diagnóstico laboratorial. Portanto, se faz necessário maiores estudos para descrever a transmissão desse agente infeccioso entre os rebanhos susceptíveis no Estado através do fortalecimento do sistema de defesa sanitário.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 087.118.887-25 - JOAO MARCELO AZEVEDO DE PAULA ANTUNES - UFERSA
Externo ao Programa - 1054489 - JULIANA FORTES VILARINHO BRAGA
Interno - 1314726 - RAIMUNDO ALVES BARRETO JUNIOR
Notícia cadastrada em: 02/02/2018 08:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01