Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANE MORLANES PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANE MORLANES PEREIRA
DATA: 20/02/2018
LOCAL: PROPPG - Sala 25 (Videoconferência)

Pequenos mamíferos das ordens Didelphimorphia e Rodentia da Caatinga região semiárida brasileira.

Comunidades, Conservação, Ecologia, Marsupiais, Roedores

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

Os pequenos mamíferos (Didelphimorphia e Rodentia) formam o grupo ecológico mais diversificado de mamíferos do Brasil, e sua abundância, distribuição e diversidade estão intimamente relacionadas com as variações espaço-temporais do clima e a disponibilidade de recursos. A Caatinga é um ecossistema semiárido neotropical exclusivamente brasileiro, caracterizado por altas temperaturas e um regime sazonal e irregular de chuvas. No entanto há pouca informação sobre o efeito que o déficit hídrico e a sazonalidade na disponibilidade de recursos têm sobre a composição, estrutura e dinâmica das comunidades de pequenos mamíferos neste bioma. O presente estudo se divide em quatro capítulos: o primeiro consiste em uma extensa revisão bibliográfica sobre características cromossômicas das espécies de pequenos mamíferos terrestres que habitam a Caatinga. O segundo capítulo, apresentará os padrões de variabilidade morfológica individual, dimorfismo sexual, crescimento e índices de condição física em base a dados biométricos. O terceiro capítulo apresentará dados sobre a estrutura e dinâmica populacionais, tais como abundância relativa, e a estrutura de idade, sexo e estado reprodutivo; e analisará os padrões temporais de abundancia e supervivência populacionais em relação com a sazonalidade. E o quarto capítulo apresentará dados sobre estrutura e dinâmica de comunidade, como a possível covariação entre dinâmicas populacionais e a dinâmica espaço-temporal da diversidade e heterogeneidade da comunidade de pequenos mamíferos em relação à sazonalidade ambiental. Para o estudo será utilizado o método de captura-marcação-recaptura através do uso de 115 armadilhas em vivo (modelos Sherman e Tomahawk), colocadas no solo e no sub-bosque, ao longo de quatro anos sucessivos entre junho de 2014 a maio de 2018. A área de estudo localiza-se em um fragmento de 26 há de mata nativa de Caatinga, situada na Fazenda Experimental Rafael Fernandes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró-RN.

Interno - 2330828 - CARLOS EDUARDO BEZERRA DE MOURA
Presidente - 1922730 - CECILIA IRENE PEREZ CALABUIG