Banca de DEFESA: AMBROSIO PAULA BESSA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMBROSIO PAULA BESSA JUNIOR
DATA: 27/11/2017
LOCAL: Prédio da PROPPG - UFERSA

AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA, AMBIENTAL E SOCIAL NA CRIAÇÃO DO CAMARÃO MARINHO Litopenaeus vannamei  EM DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE MANEJO

Camarão, Indicadores, Mancha Branca, Sustentabilidade, Taxas de sedimentação.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

Os estudos em aquicultura parecem se pautar basicamente em termos ambientais e econômicos de forma isolada, não considerando a interação destes fatores, e raramente levando  em considerações os custos e benefícios sociais envolvidos na atividade, dessa forma o objetivo desta pesquisa foi avaliar a sustentabilidade econômica, ambiental e social na criação do camarão marinho Litopenaeus vannamei  em diferentes estratégias de manejo. As  Taxas de sedimentação de nutrientes e material particulado em viveiros de criação de camarão marinho (Litopenaeus vannamei) submetidos a diferentes estratégias de manejo e densidades de estocagem 92 (M1), 14 (M2) e 8 (M3) cam.m-2 e com tempo máximo de cultivo de 79 dias, com exceção do CIT e COT, foram significativamente superior em M3 quando comparado a M1 e M2, no primeiro período de coleta, provavelmente influenciadas pelo manejo na primeira fase (estufa), foi verificado uma tendência de decréscimo para a maiora das taxas de sedimentação e nutrientes para o final do ciclo, podendo estar associada a produção primária no viveiro, pois se verificou tendência crescente de clorofila a durante o cultivo para esse tratamento. O trabalho requerido para a realização dos cultivos foi de 1,17 (M1), 1,46 (M2) e 2,04 (M3) homem-hora-ano por metro quadrado (hha/m²). O trabalho requerido por unidade de produção foi de 0,01(M1) e 0,03 (M2 e M3) homem hora por kg de camarão produzido (hh/kg). Não foram verificadas diferenças significativas para equidade salarial, inclusão racial e de gênero. A fixação da renda gerada pela atividade, em todos os tratamentos, demonstrou que 85% das remunerações dos funcionários foram aplicadas no município de Mossoró/RN, porém o consumo local da produção de camarão foi de 0 %. O cenário real M1 apresentou a sustentabilidade deslocada para a dimensão ambiental com tendência para a dimensão social se mostrando inviável economicamente. M2 e M3 apresentaram tendência de deslocamento para as dimensões econômicas, apresentando um distanciamento das dimensões ambientais e sociais, se mostrando mais sustentáveis economicamente. Os cenários alternativos M4 e M5 apresentaram uma tendência de deslocamento para o centro da pirâmide, se apresentando mais sustentável em termos absolutos. As sobrevivências foram reduzidas em todos os tratamentos, provavelmente influenciadas pela doença da Mancha Branca elevando o FCAA em M1 e M2, as taxas internas de retorno para M2 e M3 foram atrativas, gerando lucro e saldo positivo para o valor presente líquido e conseguiram garantir o retorno do capital investido. Esse retorno do capital, no entanto, somente ocorreu devido aos preços elevados praticados em 2016. Pode-se concluir que as taxas de sedimentação de nutrientes e material particulado são influenciadas pelas altas densidades de estocagem de camarão, pois grandes populações iniciais requerem volumes elevados de rações e fertilizantes, que podem gerar aportes destes compostos no sistema de cultivo. Todos os cenários reais analisados, M1, M2  e M3 não foram sustentáveis se considerarmos simultaneamente as dimensões econômica, ambiental e social, já os cenários alternativos M4 e foram os que apresentaram maior sustentabilidade, desta forma, cultivos praticados com a utilização de menores populações iniciais, tendem a gerar mais lucros em função do menor tempo de cultivo, maior número de ciclos por ano e preços mais elevados pago a camarões maiores.

Externo à Instituição - CIBELE SOARES PONTES - UFRN
Presidente - 1545710 - GUSTAVO HENRIQUE GONZAGA DA SILVA