Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE VERISSIMO DE LIMA

DISCENTE: FELIPE VERISSIMO DE LIMA
DATA: 22/09/2017
LOCAL: Sala 20 - PROPPG

SEGURANÇA DOS ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL SERVIDOS EM UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN

Alimentação escolar. Manipulação de alimentos. Qualidade higiênico-sanitária. Segurança dos alimentos. Unidade Educação Infantil.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

Notando a importância da alimentação escolar tanto na permanência dos estudantes, bem como para redução da desnutrição infantil no país, foi criado uma política federal conhecida atualmente como Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Diariamente as crianças são expostas a ingestão de alimentos nos ambientes de ensino, neste caso, principalmente as pré-escolares, que compreende a faixa etária de 2 a 4 anos e que realizam no mínimo duas refeições nas Unidades de Educação Infantil (UEI). Conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) da Secretaria de Vigilância Sanitária, no ano de 2014 o Brasil teve o maior número de surtos alimentares por doenças transmitidas por alimentos (DTA) entre o período de 2007 a 2017. O objetivo deste estudo é avaliar a segurança dos alimentos de origem animal servidos nas Unidades de Educação Infantil do munícipio de Mossoró/RN atendidas pelo PNAE. Para tal, serão realizadas análises microbiológicas para identificação de mesófilos, Escherichia coli, Staphylococcus coagulase positiva, Salmonella ssp e aplicação do check list da RCD 216 de 2004.

Presidente - 2359110 - JEAN BERG ALVES DA SILVA
Externo ao Programa - 2358560 - MARIA ROCIENE ABRANTES