Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL DE FREITAS BRASIL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL DE FREITAS BRASIL
DATA: 21/02/2017
HORA: 15:00
LOCAL: UFERSA
TÍTULO:

Comportamento, Bem-Estar e Termorregulação de Abelhas Sociais Partamonas seridoensis em termiteiros de Microcerotermes spp.


PALAVRAS-CHAVES:

Termodinâmica, Ambiência Animal, Termogênese


PÁGINAS: 19
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

As abelhas sem-ferrão possuem diversos locais para nidi盬cação como ocos de árvores, fendas entre rochas, sob o solo, orifícios feitos por outros animais e dentro de ninhos de formigas ou cupins. Devido sua baixa termorregulação ativa, principalmente por já viverem em ambientes termicamente propícios, essas abelhas possuem como principal mecanismo regulador a escolha do local para a nidi盬cação. As abelhas da espécie Partamona seridoensis são termitó盬las obrigatórias, ou seja, são encontradas endemicamente dentro de ninhos de cupins. Estes ninhos possuem características que são aproveitadas como proteção contra inimigos naturais, local de armazenamento de alimento e área de desenvolvimento da cria, proteção frente aos fatores climáticos, muitas vezes adversos ao desenvolvimento bem-sucedido da colônia. Dentre os fatores climáticos que mais afetar as colônias dos insetos sociais é a grande amplitude térmica que pode acarretar grandes prejuízos à colônia devido a estenotermicidade de suas crias que não toleram grandes variações de temperatura, algo bem comum de se observar na região da Caatinga nordestina. Este projeto buscará neste sentido estudar as características térmicas dos termiteiros e suas associações com abelhas Partamona seridoensis através de observações de comportamentos e análises provenientes de coleta de dados climáticos ambientais e do interior dos termiteiros através de técnicas de zootecnia de precisão.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1017771 - DANIELA FARIA FLORENCIO
Externo ao Programa - 1806635 - LEONARDO LELIS DE MACEDO COSTA
Interno - 1824610 - MICHAEL HRNCIR
Notícia cadastrada em: 10/02/2017 12:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03