Banca de DEFESA: TANYLA CYBELLY LIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TANYLA CYBELLY LIRA SANTOS
DATA: 22/02/2017
HORA: 14:00
LOCAL: UFERSA
TÍTULO:

TECNOLOGIA DO OZÔNIO ASSOCIADA À EMBALAGEM EM ATMOSFERA MODIFICADA VISANDO O AUMENTO DA VIDA DE PRATELEIRA DO CAMARÃO BRANCO (Litopenaeus vannamei) INTEIRO RESFRIADO.


PALAVRAS-CHAVES:

Crustáceo; Qualidade; Segurança; Tecnologia de barreiras


PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
SUBÁREA: Engenharia de Pesca
RESUMO:

O camarão é bastante apreciado pelos consumidores devido as suas características sensoriais. Em função de alguns aspectos de sua composição, como elevada umidade é altamente perecível tendo uma vida de prateleira curta. Esses fatores, aliados a uma precária estrutura de comercialização, geralmente acaba resultando e perda de seu valor comercial. O tratamento combinado do ozônio com a atmosfera modificada é uma técnica promissora para aumentar a vida de prateleira do pescado, bem como garantir alta segurança e qualidade. O presente estudo busca avaliar o uso combinado de ozônio com a embalagem em atmosfera modificada, a fim de fornecer uma alternativa eficaz para o aumento da vida de prateleira, segurança e qualidade do camarão branco do Pacífico (Litopenaues vannamei). Serão realizados dois tratamentos: 1) Camarões serão imersos em água ozonizada (1ppm/10min); 2) Camarões serão imersos em água destilada (10min). Após imersão, serão drenados, embalados em diferentes condições de atmosferas (Controle; ATM1; ATM2; ATM3+O3 e ATM4+O3). Todas as amostras serão armazenadas sobre refrigeração (4±1C) durante 21 dias. A cada 7 dias (0, 7, 14 e 21), amostras serão retiradas para a realização das análises microbiológicas, físico-químicas e sensorial (MIQ). Os resultados serão avaliados estatisticamente através de Análise de Variância Univariada (ANOVA) e o teste Tukey será utilizado para examinar as diferenças estatísticas individuais entre tratamentos, quando observadas diferenças estatísticas ao nível de significância de 0,05.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1333353 - ALEX AUGUSTO GONCALVES
Interno - 2453461 - PATRICIA DE OLIVEIRA LIMA
Externo à Instituição - RAQUEL LIMA SALGADO - UFERSA
Notícia cadastrada em: 08/02/2017 09:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02