Banca de DEFESA: ARIANA LOPES CORREIA DE PAIVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARIANA LOPES CORREIA DE PAIVA
DATA: 30/06/2017
LOCAL: UFERSA

AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS FISIOLÓGICOS E DA EFICÁCIA ANALGÉSICA DO TRAMADOL EM ASININOS (Equus asinus) DO SEMIÁRIDO NORDESTINO

Jumento Nordestino. Adaptação climática.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Clínica e Cirurgia Animal

Foram utilizados 10 asininos machos, adultos, provenientes da zona rural do Rio Grande do Norte. As avaliações foram realizadas durante 24 horas, iniciando sempre às 6h da manhã, com intervalos de duas horas entre as coletas, finalizando às 6h da manhã do dia seguinte. Foram avaliados frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (FR), pressão arterial sistólica (PAS), diastólica (PAD) e média (PAM), temperatura retal (TR), temperatura do ar (TA), umidade relativa do ar (UR), velocidade dos ventos (VelV) e cortisol sérico. A análise estatística foi realizada através do programa InfoStat Student Verson (National University of Córdoba, Argentina). Os dados foram avaliados por Kruskall-Wallis. Os resultados foram expressos em média ± desvio padrão, (P < 0,05) foram considerados significativos. Dos parâmetros fisiológicos, penas a FR e TR apresentaram variação diurna significativa mas para os parâmetros meteorológicos ela foi significativa para todos. O cortisol sérico não apresentou variação diurna significativa. A FR e a TR apresentaram forte correlação com a TA e esta com a UR e VelV. Concluiu-se que dos parâmetros fisiológicos, apenas a frequência respiratória e a temperatura retal sofrem influência do ciclo circadiano, este não tem influência sobre as pressões sistólica, diastólica e média, nem sobre o cortisol sérico de asininos criados no semiárido nordestino. Já as condições meteorológicas avaliadas, tanto a temperatura ambiente, a umidade relativa do ar quanto a velocidades dos ventos, apresentam grande variação diurna. Apesar de se fazerem necessários mais estudos a respeito dessa espécie, os valores obtidos podem ser utilizados como referência dos parâmetros fisiológicos de asininos do semiárido nordestino. Além disso, o estudo das alterações fisiológicas causadas por fatores ambientais abre um leque de possibilidades para estudar a fisiologia e a capacidade de adaptação dos asininos a regiões adversas.

Externo ao Programa - 1446262 - DEBORA ANDREA EVANGELISTA FACANHA
Externo ao Programa - 1814034 - GISLAYNE CHRISTIANNE XAVIER PEIXOTO