Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ROCIENE ABRANTES - (Retificação)

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARIA ROCIENE ABRANTES

DATA: 01/09/2011

HORA: 00:00

LOCAL: CI-UFERSA

TÍTULO:

DETECÇÃO DE FRAUDE DE LEITE E QUEIJO CAPRINO POR ADIÇÃO DE LEITE BOVINO UTILIZANDO A REAÇÃO EM CADEIA PELA POLIMERASE (PCR).


PALAVRAS-CHAVES:

CABRA, BOVINO, FRAUDE


PÁGINAS: 22

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias

ÁREA: Medicina Veterinária

SUBÁREA: Inspeção de Produtos de Origem Animal

RESUMO:

O leite de cabra é bastante utilizado como alternativa para alimentação de crianças e adultos sensível ou alérgica ao leite de vaca devido as suas características dietéticas e terapêuticas, além de representar uma forma de subsistência para pequenos produtores. Como a produção de leite caprino é limitada, a adição fraudulenta de leite de vaca é comum. Além disso, alguns compostos no leite bovino têm alto potencial alergênico e, portanto, fraude também tem implicações para a saúde dos consumidores. Neste sentido, o objetivo da pesquisa será utilizar o método da Reação em Cadeia pela Polimerase (PCR) para detectar fraude em leite e queijo de coalho caprino por adição de leite bovino. Será utilizado leite caprino e bovino de produtores da região para fabricação fraudulenta de queijo coalho caprino nas porcentagens de 0,5%, 1%, 5%, 10%, 25% e 50% de leite de vaca para validação dos primers. Dessa forma o leite e queijo caprino fraudado serão analizadas pela PCR, posterirmente serão analisados leite caprino utilizados no programa do governo do estado do Rio Grande do Norte e queijos de coalho comercializados em Mossoró- RN com o objetivo de avaliar a dectecção da fraude.  


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2359110 - JEAN BERG ALVES DA SILVA
Interno - 1314726 - RAIMUNDO ALVES BARRETO JUNIOR
Interno - 1449720 - SIDNEI MIYOSHI SAKAMOTO
Notícia cadastrada em: 14/09/2011 17:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03