Banca de DEFESA: LISSANDRO ARIELLE VALE BATISTA

DISCENTE : LISSANDRO ARIELLE VALE BATISTA
DATA : 27/04/2022
LOCAL: Google Meet

RELAÇÃO ENTRE EFICIÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS NOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DO BRASIL E NÍVEIS DE DISCLOSURE.

Gasto público. Curso de graduação em administração. Eficiência. Disclosure.

A presente dissertação visa investigar a relação existente entre a eficiência dos gastos públicos com o nível de disclosure dos cursos presenciais de graduação em administração das instituições públicas brasileiras. O estudo é de suma importância para identificar o nível de eficiência dos cursos quanto à aplicação de recursos públicos, assim como o nível de transparência das informações dos cursos mediante suas páginas digitais. A sociedade cobra intensamente eficiência do gasto público nas instituições públicas, principalmente nas universidades públicas, tendo em vista os questionamentos sobre o investimento na educação nos últimos tempos. A transparência dos dados e o acesso à informação são, na atualidade, tópicos que os órgãos de controle e a sociedade visam demasiadamente nas instituições públicas. Esta pesquisa possui natureza quantitativa, utilizando métricas de programação linear e estatística. O trabalho contou com uma amostra de 166 cursos presenciais de graduação em administração, sendo 91 de universidades federais e 31 de universidades estaduais. Para atingir o objetivo da pesquisa, utilizou-se a Análise Envoltória de Dados (DEA), modelo Banker, Charnes e Cooper (BCC), orientada pra output, para avaliar o nível de eficiência dos cursos. Mensurou-se o nível de disclosure por meio de pesquisas nas páginas oficiais dos cursos de administração, definindo-se 71 itens para análise. Utilizou-se a regressão logística binária para verificar a conformidade do modelo utilizado. Os resultados mostraram que a maioria dos cursos não são eficientes e que o nível de disclosure dos cursos é muito baixo. As instituições federais se destacaram na média dos níveis de eficiência e de disclosure, enquanto as estaduais obtiveram as menores médias.

Externo à Instituição - CLAUDIMAR PEREIRA DA VEIGA
Interno - 2015250 - FABIO CHAVES NOBRE