Banca de DEFESA: SUZANA VIRGÍNIA DA COSTA REGIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUZANA VIRGÍNIA DA COSTA REGIS
DATA: 17/01/2022
HORA: 15:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

O papel dos influenciadores digitais no processo decisório de compra


PALAVRAS-CHAVES:

Influenciador digital. Motivações. Processo decisório de compra. Mídias sociais.


PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

O objetivo deste estudo foi analisar o papel dos influenciadores digitais no comportamento de
compra de suas seguidoras, sendo elas mulheres da geração millenials que residem no
Nordeste brasileiro. Para alcançar o objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, com
abordagem qualitativa, através da realização de entrevistas semiestruturadas, com duração de
cerca de 40 minutos por meio do Google Meet. Participaram da pesquisa 18 mulheres, sendo
duas de cada estado do Nordeste e para o tratamento das entrevistas foi realizada a análise de
conteúdo. Os resultados apresentaram que a maioria das entrevistadas estão solteiras, possuem
o ensino superior completo e suas ocupações vão desde dona de casa à empreendedora.
Quanto aos motivos que as levam a seguir influenciadores digitais foram observados: senso
de aproximação/vida real, entretenimento, inspiração, credibilidade/confiança e em maior
frequência a identificação, se subdividindo em categorias (personalidade, história de vida,
biotipo, estilo de vida, regionalismo e ocupação). Em relação as etapas do processo decisório
de compra, foi observada a presença do influenciador digital no reconhecimento de uma
necessidade, busca de informação, avaliação das alternativas, efetivação da compra
influenciada, feedback do produto influenciado e foi possível perceber também o poder
limitado do influenciador durante esse processo. Por fim, com os resultados, nota-se que o
influenciador digital também assume o papel de um produto que vem sendo consumido com
uma frequência cada vez maior e que existem motivos específicos que levam as pessoas a
acompanhá-los nas mídias sociais, sendo a identificação o mais destacado. E quanto ao
processo decisório de compra, sua presença foi encontrada com maior força no momento do
reconhecimento de uma necessidade, embora ele possua um poder limitado durante o
processo. Este estudo contribui para o meio acadêmico com reflexões relevantes e atuais
sobre essa temática e ainda pode servir de suporte para gestores que pretendem inserir
influenciadores digitais em seu planejamento estratégico e para os influenciadores digitais que
desejam se conectar com um público cada vez maior de maneira eficiente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1772516 - AGOSTINHA MAFALDA BARRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - BRUNA LOURENA DE LIMA DANTAS - DOUTOR(A)
Interno - 1504300 - LILIAN CAPORLINGUA GIESTA CABRAL
Notícia cadastrada em: 01/12/2021 16:39
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