PPPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - CCA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: PALLOMA VITÓRIA CARLOS DE OLIVEIRA

DISCENTE: PALLOMA VITÓRIA CARLOS DE OLIVEIRA
DATA: 31/08/2020
LOCAL: Plataforma Digital Google Meet

CARACTERIZAÇÃO BROMATOLÓGICA E FERMENTATIVA DE ALIMENTOS ÚMIDOS NA SILAGEM DE SORGO

sustentabilidade; palma forrageira; melão; resíduos agroindustriais.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia

Uma alternativa para contornar o problema da escassez de alimentos na região semiárida do Nordeste no período seco do ano é a conservação de forragens na forma de silagem. O sorgo para produção de silagens apresenta inúmeras vantagens, uma vez que apresenta resistência a fatores ambientais adversos, facilidade de cultivo e elevadas taxas de produções. Tais características, associadas ao potencial de utilização de resíduos oriundos da indústria de beneficiamento, como por exemplo, o bagaço e refugo melão, podem diminuir os custos de produção. Por outro lado, a utilização de palma forrageira na silagem de sorgo pode ser uma estratégia para viabilizar a sustentabilidade da produção, visto que a cultivar apresenta baixa demanda energética, elevado rendimento e alto potencial produtivo, o que contribui para o suprimento da demanda alimentícia dos animais no período de estiagem. Diante disso, objetivou-se, avaliar a caracterização bromatológica e perfil fermentativo da silagem de sorgo aditivada com produtos alternativos de refugo de melão e palma forrageira, assim como também, avaliar nas silagens as perdas fermentativas de matéria seca, perdas por gases e perdas por efluentes. Para isso, foram produzidas nove diferentes silagens úmidas compostas de forragem de sorgo forrageiro com refugo de melão e palma forrageira nas seguintes proporções: 100% sorgo forrageiro; 98% de sorgo forrageiro + 2% refugo de melão; 96% sorgo forrageiro + 4% refugo de melão; 94% sorgo forrageiro + 6% refugo de melão; 92% de forragem de sorgo + 8% refugo de melão; 90% forragem de sorgo + 10% palma forrageira; 80% forragem de sorgo + 20% palma forrageira; 70% forragem de sorgo + 30% palma forrageira e 60% forragem de sorgo + 40% palma forrageira. Foram utilizados silos laboratoriais de tubos de PVC com 50 cm de comprimento e 10 cm de diâmetro com capacidade de aproximadamente 4 kg, que posteriormente foram pesados em balança eletrônica com precisão de 10 kg. Após 34 dias de armazenamento, os silos foram abertos e pesados novamente em balança de precisão para mensuração das perdas de matéria seca, por gases e por efluentes. Além disso, foi mensuração o pH e determinado os teores de matéria seca, matéria mineral, matéria orgânica, proteína bruta, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, matéria mineral e extrato etéreo. Outra amostra do material foi congelada para posterior determinação dos ácidos orgânicos (ácido acético, propiônico, butírico e lático) que será analisado por cromatografia gasosa.

Externo ao Programa - 3124339 - LERNER AREVALO PINEDO
Externo ao Programa - 1646054 - LIZ CAROLINA DA SILVA LAGOS CORTES ASSIS