Banca de DEFESA: PAULO RICARDO FIRMINO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO RICARDO FIRMINO
DATA : 25/03/2024
LOCAL: Auditório do CBBS

AVALIAÇÃO DA TRANSFUSÃO SANGUÍNEA HOMÓLOGA EM ASININOS

Hemorragia. Sangue. Jumentos. Reações Transfusionais.

Este trabalho teve como objetivo avaliar as respostas clínicas, hematológicas, hemogasométricas e bioquímicas de asininos submetidos à perda sanguínea aguda e transfundidos com sangue total homólogo. Doze asininos, machos, adultos, foram divididos em dois grupos de seis, onde cada grupo foi realizado um estudo distinto. No primeiro estudo (Grupo Perda – GP), os animais foram submetidos a uma perda sanguínea sanguínea de 30% e avaliados nos tempos: T0 (antes da perda), T1, T6, T12, T24, T48, T72 (horas), e T8d, T16d, T24d e T32d (dias) após a perda sanguínea. No segundo estudo (Grupo Transfusão – GP), os animais foram submetidos à mesma perda sanguínea e após o período de 6 horas transfundidos com sangue total homólogo (20ml/kg), sendo avaliados nos tempos: T0 (antes da perda), 6 horas após perda e antes da transfusão (T6) e T1T, T6T; T12T, T24T; T48T; T72T (horas), e T8d; T16d, T24d e T32d (dias) após a transfusão de sangue total homólogo. O GP apresentou elevação da FC e FR depois de retirada do sangue retornando ao nível basal em T12 horas. O TPC teve aumento em T1 retornando ao fisiológico em T6. O hematócrito, hemoglobina e hemácias reduziram seus valores em T1 retornando para o nível basal em T16D para hematócrito e hemoglobina, e em T32d para hemácias. As variáveis hemogasométricas não sofreram variação após a perda sanguínea. O lactato e a glicose tiveram elevações em T1, tendo o lactato restabelecido em T6 e a glicose em T12. A proteína total diminuiu em T1 restabelecendo em T16D. A Albumina, GGT, AST, ureia e creatinina não tiveram alteração durante o estudo. No estudo da transfusão (GT) todos os animais se mostraram compatíveis pelo teste de reação cruzada, sendo a transfusão realizada sem ocorrência de reações graves. Observou-se taquicardia, taquipnéia e aumento do TPC após a remoção do sangue sendo essas alterações compensadas na primeira hora após a transfusão (T1t). Os dados hematológicos após redução em T6 retornaram aos valores basais em T6t. A avaliação hemogasométrica mostrou estabilidade após a hemorragia e a transfusão. A proteína total teve restabelecimento 1 hora após a transfusão (T1t) e a glicose em T6t. A albumina apesar da perda sanguínea e transfusão se manteve sem alteração em relação ao T0. As variáveis renais, ureia e creatinina, se mantiveram normais e constantes e o GGT variou dentro da referência para a espécie. Assim, pode-se concluir que a perda aguda de 30 % da volemia é um evento patológico reconhecidamente grave, causando alterações clínicas, hematológicas e bioquímicas em asininos. Porém, os asininos do GP se mostraram capazes de reverter em até 12 horas as alterações nas variáveis clínicas e bioquímicas, a exceção da PT, e em até 24 dias as hematológicas, sem transfusão. Por sua vez, os animais do GT tiveram parâmetros clínicos, hematológicos e bioquímicos restabelecidos em até 6 horas e não houve lesão hepática ou renal após a terapia sanguínea, dessa forma é possível concluir que transfusão homóloga em asininos é uma terapia segura e aplicável na rotina clínica de asininos.

Externo ao Programa - 1057202 - JEFFERSON FILGUEIRA ALCINDO - nullPresidente - 1314726 - RAIMUNDO ALVES BARRETO JUNIOR
Externa à Instituição - REJANE DOS SANTOS SOUSA - UNIFESSPA
Externa ao Programa - 1394305 - TALYTA LINS NUNES - nullInterna - 2287826 - VALERIA VERAS DE PAULA
Notícia cadastrada em: 22/03/2024 08:34