Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO GALVÃO DE MATOS BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO GALVÃO DE MATOS BRITO
DATA : 27/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: On line via Google Meet
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS NEUROVASCULARES REPRODUTIVOS NA COLETA E QUALIDADE DO SÊMEN DE CUTIA (Dasyprocta leporina LINNAEUS, 1758)


PALAVRAS-CHAVES:

neuroanatomia, doppler, eletroejaculção, animais silvestres


PÁGINAS: 35
RESUMO:

A cutia é um roedor presente naturalmente no bioma caatinga apresentando um papel importante na manutenção do meio ambiente além de contar com potencial econômico para a região. A espécie Dasyprocta leporina, apesar de apresentar população estável, tem sido usada como modelo para experimentos que podem ser aplicados a outras espécies de cutias ameaçadas. As biotecnologias da reprodução podem auxiliar na expansão da espécie e na manutenção de exemplares no bioma, contribuindo para o equilíbrio ambiental. Para que as biotecnologias se tornem eficientes é fundamental o conhecimento morfofisiológico, associando esses dados com novas metodologias para obtenção e conservação do material genético. A disposição dos nervos da região pélvica e as características relacionadas ao fluxo sanguíneo nas gônadas são dados relacionados à aplicação de biotecnologias e capacidade reprodutiva para diversas espécies. Este projeto tem como objetivo esclarecer essas características na cutia criada em ambiente de clima semiárido. Para tanto, o projeto será dividido em três fases, sendo a primeira fase baseada na dissecação do plexo nervoso da região pélvica de oito cutias para mensuração e obtenção de informações referentes à sua topografia. Na segunda fase pretende-se realizar a análise doppler das artérias testiculares de 12 animais e mensurar aspectos vasculares dos testículos da espécie em diferentes épocas do ano de acordo com as variações climáticas locais. Em seguida, a terceira fase cursará com a análise seminal a partir de coleta de sêmen com eletroejaculador com protocolo baseado nos achados das duas primeiras fases do projeto, relacionando os índices obtidos no exame doppler com a qualidade seminal em diferentes épocas do ano, e comparando com o uso de ocitocina previamente ao protocolo. Espera-se com esse trabalho desenvolver protocolo mais eficiente para coleta de sêmen em cutia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2515320 - ALEXANDRE RODRIGUES SILVA
Externo à Instituição - ANTONIO CHAVES DE ASSIS NETO
Interno - 2206331 - MOACIR FRANCO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 01/02/2024 18:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01