Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA VERAS DE AQUINO FIGUEIROA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA VERAS DE AQUINO FIGUEIROA
DATA : 15/03/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

AVALIAÇÃO HISTOMORFOMÉTRICA DO APARELHO REPRODUTOR DE Apis melífera L. SUBMETIDAS À DIETA ARTIFICIAL COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE BISFENOL – A (BPA).


PALAVRAS-CHAVES:

BPA; abelhas africanizadas; histomorfometria; sistema reprodutor; qualidade espermática; ovaríolos.


PÁGINAS: 27
RESUMO:

Alguns poluentes ambientais podem causar alterações fisiológicas, comportamentais, alterações reprodutivas e morte das abelhas passando a prejudicar a sobrevivência e manutenção das colônias. O Bisfenol-A (BPA) é considerado um poluente ambiental utilizado na fabricação de plástico, sendo classificado com um disruptor endócrino, causando alterações reprodutivas em mamíferos, peixes e aves, entretanto, em abelhas os efeitos do composto nos órgãos reprodutivos ainda não são conhecidos. Desta forma, objetivou-se avaliar os impactos do bisfenol sobre o sistema reprodutivo de abelhas. O experimento será realizado na Estação Experimental da Universidade Federal Rural do Semi-Árido em Mossoró-RN. Para avaliação histomorfométrica dos testículos e ovários dos zangões e rainhas virgens serão utilizados 04 tratamentos com 05 repetições, cada parcela com 10 indivíduos. Serão administradas doses do BPA incorporadas a alimentação: 5 μg BPA/kg/dia (tratamento 1); 10 μg BPA/kg/dia (tratamento 2); 20 μg BPA/kg/dia (tratamento 3). Para a avaliação dos testículos de zangões, o sêmen será coletado pela técnica de eversão manual do pênis e avaliado os seguintes parâmetros espermáticos: motilidade, morfologia, integridade da membrana e concentração. Para avaliação histomorfométrica, o abdômen será incluído em parafina e corados pela hematoxilina-eosina (HE), onde serão verificados o diâmetro tubular, altura do epitélio seminífero, proporção volumétrica dos constituintes, proporção volumétrica de túbulos e área intersticial. As rainhas virgens serão crioanestesiadas, pesadas e as dimensões do abdômen serão medidas em seu terço-médio. Será determinado ainda o número de ovaríolos. Todas as variáveis serão submetidas à estatística descritiva e ao teste de correlação de Pearson.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2287311 - JAEL BATISTA SOARES
Externa ao Programa - 2269130 - KATIA PERES GRAMACHO - UFERSAExterno à Instituição - TIAGO DA SILVA TEOFILO - UFERSA
Notícia cadastrada em: 29/01/2024 15:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02