Banca de DEFESA: RENATA BEZERRA GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA BEZERRA GOMES
DATA : 18/12/2023
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (LIMNOAQUA - UFERSA)

AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DO CULTIVO DE TAMBAQUI E CAMARÃO-BRANCO-DO-PACÍFICO EM DIFERENTES DENSIDADES EM UM SISTEMA MULTITRÓFICO INTEGRADO

Colossoma macropomum; Litopenaeus vannamei; Indicadores de Sustentabilidade Aquícola; Gases de efeito estufa; Taxas de sedimentação.

A aquicultura vem crescendo rapidamente e tem potencial de ultrapassar a pesca extrativista nos próximos anos. Embora com inúmeros benefícios sociais e econômicos, o pilar ambiental pode ser comprometido se não houver uma destinação adequada de resíduos e efluentes gerados pela atividade aquícola. Assim, torna-se essencial utilizar sistemas e práticas de cultivo que permitem elevar a produção aquícola de forma sustentável, frente ao aumento da atividade e consumo de pescado. Nesse contexto, temos despontando com os sistemas tradicionais de monocultivo, os sistemas de Aquicultura Multitrófica Integrada (AMTI). Enquanto que os sistemas de monocultivo cultivam apenas uma espécie para a produção, o AMTI combina diferentes espécies e níveis tróficos no mesmo sistema de cultivo, onde uma espécie complementa a outra. Todavia, mensurar a sustentabilidade e potencial de impacto pode variar de acordo com os sistemas e práticas de cultivo. Neste contexto, um instrumento adequado para avaliar a sustentabilidade de um sistema são os conjuntos de indicadores, os quais medem a aquicultura responsável, podendo qualificar, quantificar e mensurar os sistemas de aquicultura. Embora a produção de organismos aquáticos em sistemas AMTI esteja crescendo no Brasil, são poucos os estudos que avaliaram a sustentabilidade desse sistema. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a sustentabilidade do sistema multitrófico integrado em relação ao monocultivo, por meio de um conjunto de indicadores zootécnicos, econômicos e ambientais, tendo como modelo o policultivo de tambaqui (Colossoma macropomum) e camarão-branco-do-Pacífico (Litopenaeus vannamei). Os tambaquis e camarões foram cultivados por 218 dias em tanques de alvenaria numa região semi-árida do Nordeste brasileiro. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e três repetições, totalizando doze unidades experimentais. Foram avaliados quatro sistemas de cultivo: monocultivo de peixe (TC0: 3 peixes.m-2) e AMTI com peixe e camarão em três densidades de camarão (TC5: 3 peixes.m-2 e 5 camarões.m-2; TC10: 3 peixes.m-2 e 10 camarões.m-2; TC15: 3 peixes.m-2 e 15 camarões.m-2). Parâmetros de qualidade de água e crescimento foram obtidos durante todo o período. Para avaliar a sustentabilidade econômica e ambiental, foram utilizados 23 indicadores (10 econômicos e 13 ambientais) a fim de representar os aspectos principais do sistema. Os indicadores foram calculados utilizando os dados de produção do experimento realizado e posteriormente procedeu-se para uma simulação de fazendas hipotéticas. Além disso, avaliamos as taxas de sedimentação de nutrientes e material particulado e o fluxo dos gases de efeito estufa (GEE) dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O). Três coletas (C0, C1 e C2) foram realizadas para quantificar o sedimento e nutrientes gerado nos sistemas de produção e para identificar e quantificar os fluxos ebulitivos e difusivos dos GEE’s. Em geral, as variáveis limnológicas qualidade de água mantiveram-se próximos ao ideal para a atividade. Na dimensão ambiental, o sistema TC0 foi o menos sustentável apresentando a menor média entre os índices (0,52), enquanto que o sistema TC15 apresentou a melhor média entres os índices (1,00). Já quesito ambiental, o sistema TC0 foi mais sustentável quando comparado aos demais (0,94). As emissões dos GEE’s seguiram padrões semelhantes nos diferentes tratamentos. Houve variações nos fluxos de CH4, CO2 e N2O. O CO2 teve a maior contribuição em todos os tratamentos, com médias negativas indicando absorção do gás nos dois sistemas de cultivo. O N2O teve maior contribuição nos tratamentos com maior densidade de camarão, enquanto o CH4 apresentou baixos valores de emissão, sendo maior no tratamento com maior densidade de camarão. Já os valores médios da taxa de sedimentação de material particulado e dos nutrientes, não apresentaram diferenças significativas entre os tratamentos ao longo do período de cultivo, exceto para a taxa da amônia e carbono orgânico total que apresentaram diferenças significativas entre os tratamentos na última coleta. Em análise geral, há sustentabilidade ambiental no monocultivo de tambaqui e cultivo AMTI de tambaqui e camarão. Nossos resultados indicam que os sistemas AMTI demonstraram um maior potencial de emissão de gases em comparação com o monocultivo, especialmente à medida que a densidade de estocagem aumentou. Do mesmo modo, as taxas de sedimentação de nutrientes e material particulado podem ser influenciadas pelo aumento da densidade de cultivo e tempo de estocagem. Outro aspecto relevante que contatamos é que os camarões, como organismos bentônicos, ao revolverem o substrato, podem acelerar na liberação de gases de efeito estufa para a coluna d'água, no entanto, os mesmos não influenciaram no aumento das taxas de sedimentação nos sistemas multitróficos.

Externo à Instituição - Dallas Lee Flickinger
Externo à Instituição - Carlos Henrique Araújo de Miranda Gomes - PESQUISADOR
Externo ao Programa - 1854626 - AMBROSIO PAULA BESSA JUNIOR - nullPresidente - 1545710 - GUSTAVO HENRIQUE GONZAGA DA SILVA
Externa à Instituição - KARINA RIBEIRO