Banca de QUALIFICAÇÃO: BRENNA DE SOUSA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRENNA DE SOUSA BARBOSA
DATA : 03/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
TÍTULO:

Avaliação do potencial antioxidante do óleo essencial de capim-limão (Cymbopogon citratus) e de erva-cidreira (Melissa officinalis) em um sistema in vitro de maturação oocitária bovina.


PALAVRAS-CHAVES:

Ruminantes. Produção in vitro de embriões. Estresse oxidativo. Substância natural. Antioxidantes.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

As condições de maturação in vitro (MIV) dos oócitos favorecem a superprodução de espécies reativas de oxigênio (EROs), o que resulta em danos das macromoléculas do gameta e, consequentemente, reduz as taxas de embriões. Diversas suplementações ao meio de MIV têm sido propostas visando minimizar os efeitos do estresse oxidativo e garantir uma melhor qualidade oocitária. Neste cenário, óleos essenciais de capim-limão (OECL) e erva-cidreira (OEEC) são promissores antioxidantes uma vez que o citral, molécula comumente majoritária desses óleos, possui uma clara habilidade de sequestro à radicais superóxidos e hidroperóxidos. Ainda, há uma diversidade de outros terpenos, compostos fenólicos e polifenóis que podem atuar sinergicamente com o citral nestes óleos, favorecendo o efeito protetivo ao estresse oxidativo. Portanto, o objetivo consiste em avaliar os efeitos das concentrações de 10, 25 e 50 μg/mL de OECL (Etapa 1) e OEEC (Etapa 2) durante a MIV de oócitos bovinos. Os melhores resultados obtidos na primeira e segunda etapa serão comparados com o componente majoritário isolado de cada óleo, visando elucidar se o mecanismo protetivo dos óleos essenciais ocorre por uma substância isolada ou seria resultante do sinergismo de todos os componentes (Etapa 3). Em todas as etapas, oócitos na ausência de antioxidante e presença de 100 µM de cisteamina serão usados como controles. Para tanto, oócitos derivados de fêmeas de abatedouro serão submetidos aos diferentes grupos de MIV e avaliados quanto à taxa de maturação nuclear e citoplasmática, e estresse oxidativo mediante a quantificação dos níveis de EROs, glutationa, e potencial da membrana mitocondrial. Além disso, os oócitos maturados serão destinados a ativação artificial, visando averiguar a extensão do efeito da maturação oocitária sobre a taxa de produção de blastocistos. Adicionalmente, serão analisadas as taxas de clivagem e de blastocistos, número de blastômeros e quantificação diferencial para massa celular interna e trofectoderma dos embriões. Esses também serão submetidos à avaliação dos níveis de EROs e glutationa. Finalmente, espera-se conhecer e compreender o potencial antioxidante destes óleos essenciais durante a MIV de oócitos bovinos, resultando em novas suplementações antioxidantes para a produção in vitro de embriões.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2028000 - ALEXSANDRA FERNANDES PEREIRA
Externo à Instituição - JOSÉ ROBERTO VIANA SILVA - UFC
Externa à Instituição - LUCIANA MEDEIROS BERTINI - IFRN
Notícia cadastrada em: 04/09/2023 09:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02