Banca de DEFESA: DEUSIMAR FERNANDES DA SILVA

DISCENTE : DEUSIMAR FERNANDES DA SILVA
DATA : 30/06/2023
LOCAL: https://meet.google.com/hix-hkot-jpw

MORFOLOGIA DAS GÔNADAS DE MACHOS E FÊMEAS DE Pterophyllum scalare (SCHULTZE, 1823).

aquicultura ornamental, células primordiais, biotecnologia reprodutiva.

O Pterophyllum scalare popularmente conhecido como Acará-bandeira, espécie pertencente à família Cichlidae, originária da Amazônia. Possui alta procura e um elevado valor econômico pois são esteticamente bonitos e ativos. As espermatogônias são células que dão origem aos espermatozoides, sem elas não é possível concluir o processo de espermatogênese. Dados obtidos pelas análises morfométricas servirão para aprimorar o nosso conhecimento sobre a biologia dos Gônadas e das espermatogônias primárias de Pterophyllum scalare. Com isso, o objetivo principal deste trabalho foi identificar e caracterizar a estrutura testicular e as espermatogônias de Pterophyllum scalare, e padronizar métodos que permitam isolar as espermatogônias de Pterophyllum scalare e manter essas células em cultivo e utilizar estas células para transplantes. Este estudo terá uma importância crucial na preservação da diversidade biológica para espécies da ordem Perciformes que possuem elevado interesse econômico uma vez que são espécies de peixes ornamentais bastante apreciada em todo o mundo. Pretende-se: Caracterizar morfologicamente os Gônadas e as espermatogônias de Pterophyllum scalare, avaliar os testículos e ovário. Caracterizar morfologicamente as espermatogônias e ovários. Foram utilizados peixes machos e fêmeas, juvenis, da espécie Pterophyllum scalare, do comercio da cidade de Mossoró RN. Os fragmentos de gônadas após fixados, foram incluídos em parafina para avaliação em microscopia de luz. Para a microscopia eletrônica, outros fragmentos, depois de fixados em glutaraldeído 4%, foram pós-fixados em tetróxido de ósmio 2% com sacarose, contrastados em bloco com acetato de uranila e incluídos em resina. As Gônadas (n = 08) foram analisados, arranjo tecidual, características e proporção das células, constatando a presença e a morfologia das células germinativas. Também foi verificada a quantidade e a localização da cromatina no núcleo e o diâmetro celular e também do núcleo da célula.

Externa ao Programa - 3110135 - CIBELE DOS SANTOS BORGES - nullPresidente - 1305260 - MARCELO BARBOSA BEZERRA
Interno - 2206331 - MOACIR FRANCO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 23/06/2023 09:35