Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS AURELIO VICTOR DE ASSUNÇÃO

DISCENTE : MARCOS AURELIO VICTOR DE ASSUNÇÃO
DATA : 27/01/2023
LOCAL: GOOGLE MEET

GESTÃO POPULACIONAL DA RAÇA MORADA NOVA - VARIEDADE BRANCA COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DOS ÍNDICES ZOOTÉCNICOS

Ovinos, Conservação, Índices zootécnicos, Curva de crescimento, Variabilidade Genética.

A raça Morada Nova é uma das principais raças de ovinos deslanados do Nordeste do Brasil, e apresenta elevado valor adaptativo para as condições de produção do Semi-árido nordestino, sendo capaz de apresentar elevadas taxas de fertilidade, mesmo sob condições pouco favoráveis, se constituindo em um material genético de bastante importância para o produtor rural do Nordeste brasileiro. Somando-se o médio tamanho adulto e a boa habilidade materna a outras características produtivas, pode-se dizer que a Morada Nova é um importante recurso genético para utilização em sistemas de produção ovina em todo o Brasil. Por sua importância como banco genético e pelo pequeno rebanho efetivo de animais da variedade branca, objetiva-se por meio deste trabalho, fazer a gestão populacional dos rebanhos da raça Morada Nova – variedade branca e avaliar o seu efeito sobre os índices zootécnicos e curva de crescimento. Para isso, será desenvolvido protocolos de manejo e elaborado um banco de dados que visa unificar as informações dos núcleos de criação da raça, implementar estações de monta e fazer rodizio dos reprodutores de 7 núcleos de criação oriundos dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará.

Presidente - 506.159.123-20 - DEBORA ANDREA EVANGELISTA FACANHA - DOUTOR(A)
Externa à Instituição - JACINARA HODY GURGEL MORAIS LEITE - UFPB
Externo ao Programa - 1497653 - JOSE ERNANDES RUFINO DE SOUSA