Banca de QUALIFICAÇÃO: YASMIM CARLA DA SILVA CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YASMIM CARLA DA SILVA CAVALCANTE
DATA : 31/01/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO DA MICROBIOTA AERÓBIA VAGINAL E SUA RELAÇÃO COM O ESTÁGIO REPRODUTIVO DE FÊMEAS DE CATETO (Pecari tajacu Linnaeus, 1758) NO SEMIÁRIDO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL.


PALAVRAS-CHAVES:

dosagem hormonal, microbiologia reprodutiva, microbiota vaginal, taiassuídeos.


PÁGINAS: 27
RESUMO:

O cateto (Pecari tajacu Linnaeus, 1758) é uma espécie de porco selvagem com ampla distribuição pelo continente americano. Em vista da fragmentação de habitats, somado a fatores antrópicos e naturais, as populações de catetos encontram-se quase ameaçadas em algumas regiões em que ocorrem. Nesse sentido, técnicas de reprodução assistida voltadas para esses animais são imprescindíveis. Para o êxito de tais técnicas, é preciso conhecer a microbiota desses animais. O objetivo do presente trabalho consiste na caracterização da microbiota do trato genital de fêmeas de cateto (Pecari tajacu) e avaliar a influência do período reprodutivo sobre essa microbiota. Para tal, serão colhidas amostras de sangue e de suabe vaginal de 20 fêmeas de cateto em diferentes estágios reprodutivos provenientes do Centro de Multiplicação de Animais Silvestres (CEMAS) da UFERSA. As amostras de sangue serão quantificadas quanto aos níveis de progesterona e estradiol e os resultados serão combinados com a microbiota coletada no mesmo período, a fim de traçar um perfil reprodutivo e investigar se há relação entre o ciclo estral e a microbiota reprodutiva dessa espécie. As amostras de suabe vaginal serão encaminhadas para o Laboratório de Microbiologia Veterinária (LAMIV) onde serão incubadas aerobicamente em meios de cultura para verificar o crescimento e classificar os microrganismos presentes na amostra. Além disso, se for possível, será realizada a caracterização da microbiota por PCR adicionalmente. Após a realização das análises, os resultados serão estatisticamente comparados e compilados para a aceitação ou rejeição da hipótese de correlação entre as duas variáveis: concentração hormonal e composição da microbiota.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2515320 - ALEXANDRE RODRIGUES SILVA
Externo à Instituição - CAIO SERGIO SANTOS - UFERSA
Externo à Instituição - RINALDO APARECIDO MOTA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 19/01/2023 11:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01