Banca de QUALIFICAÇÃO: LHARA RICARLIANY MEDEIROS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LHARA RICARLIANY MEDEIROS DE OLIVEIRA
DATA : 29/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma google meet
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS DE SELEÇÃO/CAPACITAÇÃO ESPERMÁTICA, FECUNDAÇÃO IN VITRO E DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO EM Dasyprocta leporina (LINNAEUS, 1758).


PALAVRAS-CHAVES:

roedores histricomorfos, produção in vitro de embriões, espermatozoides epididimários, oócitos homólogos e oócitos heterólogos.


PÁGINAS: 41
RESUMO:

A produção in vitro de embriões por fecundação in vitro (FIV) representa uma estratégia de conservação e multiplicação para mamíferos silvestres, tais como a Dasyprocta leporina, espécie de relevante papel ecológico, econômico e científico. Estudos anteriores foram direcionados para a identificação das condições de maturação in vitro, competência oocitária após o desenvolvimento embrionário, colheita e conservação de espermatozoides de D. leporina. Agora, visando o desenvolvimento da FIV, a presente proposta consiste em estabelecer as condições de seleção e capacitação espermática, incubação destes com oócitos e avaliação do desenvolvimento embrionário. Para tanto, a proposta será dividida em quatro etapas. Na primeira etapa, será avaliado o estabelecimento dos métodos de seleção (gradiente de Percoll e swim up e centrifugação simples) sobre os parâmetros espermáticos e capacidade fecundante com FIV heteróloga. Na segunda etapa, serão avaliadas diferentes concentrações de bicarbonato de sódio (10 e 25 mM de NaHCO3) na presença ou ausência de cloreto de cálcio (1,71 mM de CaCl2) como agente capacitante por diferentes tempos (0, 1, 2 e 4 h) sobre os parâmetros espermáticos. Na terceira etapa, diferentes meios de co-incubação da FIV (meio Toyoda, Yokoyama, Hoshi, meio fluido tubário humano e meio Tyrode, albumina, lactato e piruvato) serão avaliados quanto à eficiência da fecundação com oócitos heterólogos. Finalmente, na quarta etapa, com todos os parâmetros anteriores estabelecidos, oócitos e espermatozoides de D. leporina serão incubados e embriões serão cultivados em diferentes meios de desenvolvimento embrionário (meio simples otimizado suplementado com potássio e meio fluido do oviduto sintético). Para todos os experimentos, espermatozoides epididimários serão recuperados de seis animais/etapa e oócitos heterólogos serão recuperados de porquinho-da-índia (dois animais/repetição). Para as avaliações espermáticas serão considerados parâmetros de motilidade, morfologia, funcionalidade da membrana, viabilidade, atividade mitocondrial, níveis de espécies reativas de oxigênio, integridade do DNA, reação acrossômica e capacitação espermática. Após a incubação de oócitos-espermatozoides, presumíveis zigotos serão analisados quanto aos parâmetros de interação oócito-espermatozoide, taxa de fecundação, cinética de desenvolvimento e qualidade embrionária. Finalmente, espera-se com o desenvolvimento dessas etapas, desenvolver a FIV em D. leporina, visando a conservação e multiplicação desta espécie.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - RIBRIO IVAN TAVARES PEREIRA BATISTA - UFF
Interno - 2515320 - ALEXANDRE RODRIGUES SILVA
Presidente - 2028000 - ALEXSANDRA FERNANDES PEREIRA
Notícia cadastrada em: 11/04/2022 08:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02