Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRESA PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: ANDRESA PEREIRA DA SILVA
DATA: 13/09/2021
LOCAL: via google meet

Utilização do feno de Moringa oleífera Lam. como suplementação alimentar durante o confinamento de ovinos

Alimento alternativo; pequenos ruminantes; produção de forragem

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

A região semiárida anualmente passa por longos períodos de secas, provocando redução na produção de forragens e forçando os produtores a aumentarem os custos de produção, em razão da grande demanda por alimentos concentrados. No entanto, nos últimos anos, é maior o número de pesquisas com enfoque nos alimentos forrageiros alternativos, adaptados a região, para atender as exigências de mantença e produção dos animais, a custo viável nos meios críticos de prolongadas estiagens. Entre as forrageiras alternativas, destaca-se a moringa que pode ser utilizada como suplemento alimentar na região do Semiárido por diversas espécies de animais de interesse zootécnico. Entretanto, no Brasil existem poucas informações referentes à utilização dessa espécie na alimentação animal. Portanto, objetiva-se avaliar a utilização do feno de Moringa oleífera como suplementação alimentar durante o confinamento de ovinos. O projeto será conduzido de acordo com as normas éticas e aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), da Universidade Federal Rural do Semiárido. O presente estudo será dividido em dias e etapas. A primeira etapa do experimento consiste na produção de feno de Moringa oleífera que será realizada em uma Fazenda localizada no Município de Mossoró – RN. Os cortes para fenação serão realizados respectivamente aos 28, 35, 42 e 49 dias de rebrotas após o corte de uniformização, feito a 60 cm do solo. A desidratação feita à sombra, em piso cimentado, com duas viragens diárias, sendo uma pela manhã e outra à tarde até a cura completa. Os fenos vão ser armazenados em sacos de ráfia até a utilização. Os experimentos de consumo e digestibilidade vão durar em média de 21 dias, sendo 16 dias para adaptação dos animais aos tratamentos e dietas experimentais e cinco dias para a coleta de dados. O número de animais utilizados no estudo são 32 ovinos sem padrão racial definido, machos não-castrados, com idade média de cinco meses, com peso inicial médio de 12,0kg. As análises químicas serão analisadas no Laboratório de Análises Instrumentais e Sensoriais da Universidade Federal Rural do Semiárido. Serão realizadas análises de matéria seca, matéria mineral, proteína bruta, extrato etéreo, lignina, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, valores dos digestíveis totais, carboidratos totais. Os dados serão submetidos a análise de variância e de regressão nos dados referentes a consumo e digestibilidade de nutrientes. A escolha dos modelos será baseado na significância dos coeficientes linear e quadrático através do teste t de ‘’Student’’ aos níveis de 1 e 5% de probabilidade. Ao final do estudo será possível determinar as características nutricionais da moringa; avaliar a viabilidade do uso de moringa como forragem para animais confinados; ter a moringa como fonte alimentar alternativa para os produtores de ovinos da região Semiárida.

Externo ao Programa - 1891594 - DORGIVAL MORAIS DE LIMA JUNIOR
Externo ao Programa - 1646054 - LIZ CAROLINA DA SILVA LAGOS CORTES ASSIS