Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA DE SANT ANA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA DE SANT ANA ALVES
DATA: 30/08/2021
HORA: 16:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

BLOQUEIO PARAVERTEBRAL E OVÁRICO GUIADO POR NEUROESTIMULADOR EM JUMENTAS (Equus asinus) SUBMETIDAS À OVARIECTOMIA EM ESTAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

 

Anestesia locoregional, estimulador de nervos periféricos, asininos, detomidina, butorfanol.

PÁGINAS: 26
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

Procedimentos cirúrgicos, como castrações, são comuns em equídeos. Entretanto, literaturas referentes a doses terapêuticas e controle álgico em jumentos são escassas. Protocolos sedativos e analgésicos utilizados, são comumente baseados nos equinos, podendo acarretar em condutas inadequadas, dadas as distinções fisiológicas, metabólicas e farmacocinética dos medicamentos entre espécies.
A ovariectomia bilateral em estação com abordagem toracolombar paravertebral constitui uma opção de técnica cirúrgica aplicável aos asininos, como alternativa à anestesia geral. A sedação em estação conjunta à técnica de bloqueios regionais é recomendada devido menor probabilidade de complicações pós-operatórias. Vinte jumentas nordestinas hígidas, não gestantes, serão submetidas a um protocolo de sedação, onde receberão detomidina (0,02mg/kg-¹) associada a butorfanol (0,02 mg.kg-¹), por via intravenosa, sendo a manutenção anestésica e analgésica através de infusão contínua de detomidina/butorfanol na taxa de 0,02 mg.kg-¹.h-¹.
O bloqueio paravertebral será realizado em todos os animais, os quais serão divididos em dois grupos. Dez animais, pertencerão ao grupo I (G1), cujo a técnica do bloqueio regional será realizada às cegas. Os outros 10 animais, farão parte do grupo 2 (G2), em que o bloqueio será guiado com auxílio do neurolocalizador. Serão mensurados os parâmetros cardiorrespiratórios, pressão arterial sistólica e temperatura retal, bem como, avaliados o escore de sedação, grau de ataxia, limiar nociceptivo mecânico e resposta comportamental a dor pós-operatória.
Objetiva-se neste estudo, analisar os efeitos sedativos e analgésicos da associação detomidina/ butorfanol na respectiva dose e taxa de infusão contínua, tal como a aplicabilidade do bloqueio paravertebral guiado ou não por neurolocalizador, exclusivamente para essa espécie.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2287826 - VALERIA VERAS DE PAULA
Interno - 1314726 - RAIMUNDO ALVES BARRETO JUNIOR
Externo à Instituição - TALYTA LINS NUNES - UFBA
Notícia cadastrada em: 11/08/2021 23:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03