Banca de QUALIFICAÇÃO: DENILSA PIRES FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENILSA PIRES FERNANDES
DATA: 23/11/2020
HORA: 16:00
LOCAL: Webconferência - Google Meet
TÍTULO:

Estabelecimento das condições de cultivo in vitro, criopreservação, sincronização do ciclo celular e reprogramação nuclear em amostras somáticas de tatu-peba, Euphractus sexcinctus (Linnaeus, 1758)


PALAVRAS-CHAVES:

xenartros, biobancos, fibroblastos, reprogramação celular


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

Os bancos de recursos somáticos representam ferramentas valiosas a serem empregadas como estratégias de conservação ex situ in vitro de mamíferos silvestres, como os tatus-peba. Esses animais são fundamentais no entendimento da evolução dos xenartros, um grupo singular exclusivo das Américas. Assim, para que esses bancos sejam eficientemente desenvolvidos em pesquisas básicas e aplicadas é necessário seu estabelecimento adequado. Portanto, a presente proposta consiste em estabelecer as condições de cultivo in vitro, criopreservação, sincronização do ciclo celular e reprogramação nuclear em amostras somáticas de tatus-peba, visando a formação de bancos de recursos somáticos. Para tanto, a proposta será dividida em três etapas. Na primeira etapa, visando o estabelecimento de bancos de tecidos somáticos, fragmentos de pele auricular serão criopreservados comparando dois métodos de criopreservação (congelação lenta e vitrificação em superfície sólida), e três combinações de crioprotetores (etilenoglicol vs. dimetilsulfóxido vs. etilenoglicol + dimetilsulfóxido). Na segunda etapa, visando o estabelecimento de bancos de células somáticas, células serão comparadas quanto à duração do cultivo (4ª, 7ª e 10ª passagem) e a solução de criopreservação contendo diferentes concentrações de soro fetal bovino (SFB, 10% vs. 20% vs. 40%). Na terceira etapa, visando avaliar a funcionalidade celular, células serão sincronizadas em G0/G1 usando diferentes condições (privação de SFB vs. inibição por contato vs. roscovitina) por diferentes tempos (24 a 120 h) e submetidas à indução à pluripotência via transfecção utilizando vetores virais contendo fatores de reprogramação (OCT4, SOX2, KLF4, cMYC e NANOG). Portanto, essa proposta pretende desenvolver bancos de recursos somáticos de tatus-peba, visando contribuir em programas de conservação dos xenartros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2028000 - ALEXSANDRA FERNANDES PEREIRA
Interno - 1344262 - CARLOS IBERÊ ALVES FREITAS
Externo à Instituição - MARIA CLAUDIA DOS SANTOS LUCIANO - UFC
Notícia cadastrada em: 28/10/2020 07:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01