Banca de DEFESA: BEATRIZ DANTAS FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BEATRIZ DANTAS FERNANDES
DATA: 19/12/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Prédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, sala 24
TÍTULO:

MICROFLUÍDICA: AVALIAÇÃO DE TOXICIDADE DO SILICONE SILPURAN@ E SELEÇÃO ESPERMÁTICA DE ESPERMATOZOIDES EPIDIDIMÁRIOS E SÊMEN DESCONGELADOS DE BOVINOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Sistema microfluídico. Células espermáticas. Fertilização in vitro. Polidimetilsiloxano. Quimiotaxia


PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

A seleção espermática consiste em etapa fundamental em algumas técnicas reprodutivas, como na PIVE. Entretanto, os métodos usualmente utilizados podem causar danos à integridade da célula e ao DNA, além de necessitarem de longo tempo para sua realização. Desta forma, dispositivos microfluídicos foram desenvolvidos com a finalidade de selecionar espermatozoides com melhor motilidade, sem a utilização de centrifugação, e com redução de tempo e material de consumo utilizado. Porém, embora estes dispositivos microfluídicos sejam confeccionados com materiais considerados de baixo custo, ainda são relativamente caros quando confeccionados em larga escala e não se enquadrariam na realidade de muitos profissionais. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a toxicidade da placa microfluídica confeccionada a partir do silicone Silpuran@ e realizar a seleção de espermatozoides epididimários e de sêmen descongelado de bovinos testando-se a quimiotaxia por diferentes substâncias. Para tanto, foram utilizados 10 CTEs e 10 palhetas de sêmen congelado para cada parte do experimento. No experimento 1, para avaliar a toxicidade do material, foi utilizado o teste de termoresistência lento (T.T.L) em que as amostras do controle e tratamento foram incubadas a 37,5ºC e avaliadas em diferentes tempos (0, 60, 120 e 180 min). Para o experimento de seleção espermática foram utilizados diferentes meios em cada reservatório de saída. O reservatório 1 foi preenchido com soro, sendo considerado como grupo controle em relação aos demais meios utilizados; Os reservatórios 2, 3 e 4 correspondiam ao meio MIV (Meio M), meio MIV + oócitos maturados (Meio MO) e meio MIV + acetato de medroxiprogesterona (Meio MP), respectivamente. Concomitantemente, a técnica de gradiente de Percoll foi utilizada como técnica controle em relação à microfluídica. Foram avaliadas a cinética dos espermatozoides a partir do CASA, a integridade de membrana espermática através do teste hiposmótico, viabilidade de membrana e atividade mitocondrial pela microscopia de fluorescência e a morfologia de espermatozoides. No experimento 1, os espermatozoides epididimários depositados na placa microfluidica apresentaram valores de MT, MP, VCL, VSL e VAP superiores no último tempo de avaliação quando comparado as amostras depositadas no tubo. Para as demais avaliações, os espermatozoides epididimários não se diferiram em relação ao controle. As avaliações de sêmen descongelado não apresentou diferença (P > 0,05) em relação ao controle. O dispositivo microfluídico desenvolvido possui baixo custo quando comparada a outras técnicas e materiais e o uso do silicone Silpuran@ não foi tóxico para espermatozoides de bovinos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2515320 - ALEXANDRE RODRIGUES SILVA
Presidente - 1305260 - MARCELO BARBOSA BEZERRA
Notícia cadastrada em: 10/12/2019 12:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02