TRAÇOS FUNCIONAIS PODEM EXPLICAR UMA MAIOR VULNERABILIDADE DE MAMÍFEROS À ATROPELAMENTOS?
Ecologia de Estradas; Caatinga; Semiárido.
A construção e a manutenção das estradas resultam em alterações significativas na paisagem da região. Dentre os efeitos causados podemos citar, as mudança na vegetação e modificações físicas no próprio ambiente, favorecimento da expansão de espécies exóticas, interferência do deslocamento natural das espécies de vertebrados, e assim, ocorrência de colisões com veículos e a morte desses animais. Um dos grupos mais comprometidos pela fragmentação e alteração da paisagem, são os mamíferos, pois além de apresentar uma fragilidade aos impactos ambientais, muitas das suas espécies são dependentes de áreas contínuas de habitat natural, sendo assim, tornouse um dos grupos de vertebrados terrestres mais estudados em paisagens antrópica. Desta forma, este trabalho tem por objetivo verificar se diferentes traços funcionais poderiam estar influenciando a vulnerabilidade de mamíferos à atropelamentos nas estradas RN-118, RN-288 e BR-427, localizadas ao redor de uma unidade de conservação, a Estação Ecológica do Seridó (ESEC Seridó), no Rio Grande do Norte. Para isso, será realizado o cálculo da taxa de mortalidade nos trechos selecionados, utilizando um modelo matemático simples de divisão, em seguida esse resultado será analisado juntamente com os traços funcionais das espécies de mamíferos, onde esses traços selecionados são fundamentados no uso de recursos, incluindo as características comportamentais, traços físicos, comportamentais, dieta e outros, e essas informações a respeito das características das espécies serão obtidas por meio da literatura especializada.