Banca de DEFESA: JULIO CESAR DA SILVA CACHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIO CESAR DA SILVA CACHO
DATA: 17/02/2017
HORA: 13:30
LOCAL: UFERSA
TÍTULO:

O CULTIVO DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus) EM TANQUES-REDE EM RESERVATÓRIO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO É SUSTENTÁVEL ECONOMICAMENTE, SOCIALMENTE E AMBIENTALMENTE?


PALAVRAS-CHAVES:

Taxas de sedimentação, Indicadores de sustentabilidade, Modelagem, Sistema de cultivo


PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

Preocupações com relação à sustentabilidade dos empreendimentos aquícolas bem como as modificações que eles podem proporcionar aos ambientes aquáticos são fundamentais em corpos hídricos, principalmente em reservatórios do semiárido, onde ocorre uma constante escassez de água. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a sedimentação de nutrientes e material particulado, além da sustentabilidade ambiental, social e econômica de um sistema de cultivo de tilápias em tanques-rede em um reservatório do semiárido brasileiro. O estudo foi realizado em uma cooperativa de empresários que gerenciam uma produção de tilápias do Nilo em tanques-rede no reservatório de Umari (5°42’13”S e 37°15’18”O). Foram realizadas análises do sedimento gerado pelos tanques-rede, bem como foram utilizados 40 indicadores de sustentabilidade, sendo que e a sustentabilidade do sistema foi modelada através do arcabouço teórico Drivers-Pressure-State-Impact-Response, no qual foram considerados dois cenários com cultivos reais, que operavam com as densidades de estocagem com 400 e 500 peixes/gaiola, com quatro ciclos de cultivo anual (DENS 400 CC; DENS 500 CC, respectivamente) e dois cenários hipotéticos considerando uma densidade de 400 e 500 peixes/gaiola, com dois ciclos de cultivo anual (DENS 400 CL; DENS 500 CL, respectivamente). As taxas de sedimentação nos tanques-rede foram significativamente superiores quando comparadas com as taxas observadas na região do reservatório sem influência dos tanques–rede, demonstrando que a atividade de piscicultura em tanques-rede eleva as taxas de sedimentação de nutrientes e material particulado neste reservatório, podendo contribuir para acelerar o processo de eutrofização deste ambiente aquático. No entanto, os resultados mostraram que o aumento das taxas de sedimentação foi pontual, ou seja, ainda é restrita a região de piscicultura em tanques rede no reservatório de Umari. A partir da comparação entre os cenários proporcionada pela modelagem, ficou evidenciado que os cultivos reais apesar de terem apresentado melhores desempenhos nas sustentabilidades ambiental e social, foram inviáveis do ponto de vista econômico, podendo causar o fim do empreendimento e consequentemente a redução dos benefícios sociais para a população local. A modelagem demonstrou ainda que alterações no aumento do tempo de cultivo e a consequente diminuição dos ciclos anuais produção, aumentou a sustentabilidade de forma global, mas ao mesmo tempo reduziu a sustentabilidade ambiental, sendo importante destacar que em decorrência da região semiárida apresentar características peculiares com relação à escassez de água, a baixa sustentabilidade ambiental das atividades de piscicultura intensiva em tanques-rede realizadas nestes reservatórios podem em médio prazo comprometer economicamente e socialmente a atividade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1380571 - CIBELE SOARES PONTES
Interno - 1545710 - GUSTAVO HENRIQUE GONZAGA DA SILVA
Externo ao Programa - 1321648 - VIRGINIA MARIA CAVALARI HENRIQUES
Notícia cadastrada em: 10/02/2017 11:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03